Efetuar, de forma autónoma ou sob orientação, o planeamento e a gestão das principais funções da gestão de recursos humanos, implementar processos de gestão de equipas e promover boas práticas de gestão do relacionamento interpessoal.
Objetivos
Este CTSP irá dotar os formandos de uma formação mais ampla e especializada nas referidas áreas e paralelamente, as unidades curriculares assumem-se como portas de entrada em formações de nível superior sobretudo nas áreas da Gestão e Administração, permitindo neste caso específico a possibilidade de prossecução de estudos, com a possibilidade de creditação de competências académicas nos cursos de licenciatura (1º ciclo) de Gestão de Recursos Humanos ou no de Contabilidade Administração ministrados no ISDOM.
O curso proposto, além de permitir a obtenção de uma especialização profissional de imediato, possibilita o prosseguimento de estudos no futuro, com condições privilegiadas na frequência de outros cursos superiores.
A esse nível, o ISDOM dispõe de oferta formativa privilegiada. Tendo em conta a estruturação, conteúdos e volume de trabalho associado a muitas unidades curriculares do curso proposto, existe a possibilidade do estudante obter equivalências para a frequência de licenciaturas, como a de Gestão de Recursos Humanos e a de Contabilidade e Administração, existentes na instituição.
Atividades principais
- Planear e operacionalizar o processo de recrutamento e seleção
- Elaborar, planear e implementar programas de acolhimento e integração de novos colaboradores
- Executar e/ou orientar o processamento e pagamento de salários
- Coordenar a utilização das aplicações informáticas de apoio aos processos de gestão de recursos humanos (avaliação, seleção, salários, etc.).
- Coordenar a aplicação da legislação do trabalho no contexto da gestão dos recursos humanos.
- Conceber e gerir o processo de formação • Implementar os processos inerentes à gestão de equipas
- Gerir relações de trabalho em contexto organizacional.
- Elaborar e implementar os procedimentos subjacentes à avaliação de desempenho
- Desenvolver e gerir planos conducentes à preservação e melhoria da segurança e higiene no trabalho.
- Coordenar os processos de gestão da qualidade. • Desenvolver e gerir planos de recompensa e gestão de carreiras.
- Elaborar e gerir documentos de suporte contabilistico e fiscal.
- Coordenar os procedimentos administrativos de recursos humanos.