A importância da Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança na gestão global das organizações empresariais é um novo paradigma que, além de introduzir claras mais-valias para a dinâmica organizacional, trouxe novos desafios para a população ativa e para as instituições de educação/formação, na medida em que se abriu um amplo campo técnico-científico em que são necessários profissionais devidamente qualificados para trabalhar esses domínios.
O compromisso com a gestão da qualidade focaliza a melhoria contínua, a gestão da mudança e a transformação da cultura corporativa, enquanto o compromisso com a gestão ambiental reforça a responsabilidade social corporativa e o desenvolvimento sustentável. Por sua vez, os sistemas de gestão de segurança têm contribuído para a melhoria dos níveis de sinistralidade e das condições de trabalho em Portugal.
Esta formação revela-se de capital importância no sentido de dotar o tecido empresarial de técnicos capacitados em Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança contribuindo para o desenvolvimento sustentável das empresas a este nível.
Na base da criação deste curso estão os seguintes pressupostos:
- A gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança configura-se atualmente como uma das principias ferramentas para a melhoria contínua, o desenvolvimento sustentável e a competitividade das organizações empresariais qualquer que seja a sua atividade económica (nomeadamente na região centro de Portugal), tal como evidencia a literatura especializada.
- Aumento da importância dos sistemas de gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança na administração das empresas decorrente do desenvolvimento do sistema normativo e legislativo a nível europeu e mundial (eg: Agenda Europeia para a Competitividade, Estratégia Europeia para a segurança e saúde no trabalho, Agenda Europeia do Ambiente).
- Aumento da procura no mercado de emprego de profissionais qualificados na gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança fruto da tendência de incremento do número de empresas que adotam sistemas de gestão, criando a necessidade da existência de uma oferta formativa e de ensino, orientada para a criação das competências técnicas específicas de profissionais.
- Elevado número de pessoas na região com habilitações ao nível do ensino secundário com condições para obter uma especialização técnica superior;
- Elevado número de entidades parceiras que, desde o início, manifestou interesse em colaborar com o desenvolvimento do curso, evidenciando disponibilidade quer para emitir parecer favorável ao curso, quer para acolher estudantes no período de estágio, obtendo-se um número significativo de propostas, que corresponderam às necessidades de colocação.
- A existência de um referencial de formação para o Nível 5 em Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança no Catálogo Nacional de Qualificações [código 347300, publicado no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE) nº 40 de 29 de Outubro de 2012], também é sintomático da atualidade e pertinência deste plano formativo.
Em síntese, o curso proposto, além de permitir a obtenção de uma especialização profissional de imediato, cria condições para o prosseguimento de estudos no futuro, com condições privilegiadas na frequência de outros cursos superiores.
Objetivos
Descrição geral
Planear, coordenar, assegurar e promover a implementação e melhoria contínua dos sistemas de gestão da qualidade, ambiente e/ou segurança, em conformidade com os referenciais normativos e legislação aplicável, contribuindo para a eficiência e competitividade das organizações.
Atividades principais do perfil profissional:
- Implementar sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança de acordo com os referenciais normativos e exigências regulamentares e estatutários aplicáveis
- Participar, em conjunto com a Gestão de topo, na definição da política e objetivos da qualidade, ambiente e segurança e na identificação dos processos e dos recursos necessários à implementação do sistema de gestão tendo em conta a política e os objetivos definidos
- Controlar a documentação, registos , dispositivos de monitorização e medição, e a análise dos dados do sistema de gestão da qualidade, ambiente e segurança
- Dinamizar a comunicação interna e externa nos aspetos relevantes do sistema de gestão da qualidade, ambiente e segurança
- Participar no tratamento de não conformidades e desenvolver programas de ações corretivas e preventivas
- Apoiar a gestão de recursos humanos no planeamento, organização e avaliação da eficácia das ações de formação definidas pelo plano de formação
- Elaborar e coordenar o programa de auditorias, duma organização, que contribua para a determinação da eficácia do seu sistema de gestão.
- Realizar as auditorias ao sistema de gestão da qualidade, do ambiente e da segurança, de acordo com os referenciais NP EN ISSO 9001, NP EN ISO 14001, OHSAS 18001 e legislação aplicável.
- Colaborar na seleção, aprovação e avaliação de fornecedores, de acordo com os critérios previamente definidos
Colaborar na análise e avaliação da satisfação do cliente, através das técnicas da gestão da Qualidade, de acordo com os referenciais normativos aplicáveis
Estudos futuros
O curso proposto, além de permitir a obtenção de uma especialização profissional de imediato, cria condições para o prosseguimento de estudos no futuro, com condições privilegiadas na frequência de outros cursos superiores.
A esse nível, o ISDOM dispõe de oferta formativa privilegiada. Este Curso Técnico Superior Profissional permite a continuidade ou complementaridade da Formação numa área em expansão na região, no país e na sociedade actual.
O CTeSP proposto permite o prosseguimento de estudos para cursos de 1.º ciclo das seguintes instituições de ensino superior do Grupo Cofac na região da Marinha Grande:
ISDOM – Licenciatura em Engenharia da Produção Industrial e Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos;
ISLA Leiria – Licenciatura em Engenharia da Segurança no Trabalho, Licenciatura em Gestão de Empresas e Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos.
Competências
Conhecimentos
- Conhecimentos abrangentes de língua portuguesa
- Conhecimentos abrangentes de língua inglesa
- Conhecimentos abrangentes de matemática e estatística
- Conhecimentos abrangentes de tecnologias de informática
- Conhecimentos especializados do Sistema português de normalização
- Conhecimentos especializados de gestão de conflitos e gestão de equipas
- Conhecimentos profundos de ferramentas da Qualidade
- Conhecimentos especializados de métodos estatísticos aplicados à qualidade
- Conhecimentos especializados de técnicas de medição e monitorização da satisfação do cliente
- Conhecimentos especializados sobre agentes químicos, biológicos e físicos presentes nos ambientes de trabalho
- Conhecimentos profundos sobre legislação ambiental e de segurança e saúde do trabalho
- Conhecimentos especializados sobre avaliação e controlo de riscos
- Conhecimentos especializados sobre prevenção em contexto laboral
- Conhecimentos especializados sobre organização de emergências
Aptidões
- Identificar as melhores opções estratégicas nos mais diversos contextos e situações na perspetiva da gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança
- Pesquisar e aplicar a legislação, regulamentos e normas inerentes aos diferentes sectores específicos de intervenção
- Planear, coordenar e promover as etapas da implementação de sistemas de gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança
- Elaborar documentação técnica e específica e determinar a sua implementação
- Conceber suportes documentais diversos de disseminação de informação a todos os níveis da organização, no âmbito dos sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança.
- Planear e coordenar a implementação de sistemas integrados de gestão
- Determinar as necessidades de compra, selecionar e avaliar os fornecedores e definir os respetivos procedimentos de aquisição de bens e/ou serviços
- Utilizar técnicas de controlo estatístico de processos
- Elaborar e aplicar listas de verificação de cumprimento de legislação em contexto real de trabalho
- Aplicar técnicas de identificação, controlo e avaliação de riscos
- Aplicar as normas e os procedimentos de atuação em situações de emergência
- Aplicar as normas de segurança, higiene, saúde e proteção ambiental respeitantes à atividade profissional
- Utilizar técnicas de auditoria a sistemas de gestão
- Utilizar técnicas de análise e avaliação da satisfação do cliente
- Utilizar técnicas de desenvolvimento e implementação de programas de melhoria associados à qualidade, ao ambiente e á segurança
Atitudes
- Demonstrar capacidade de liderança assegurando os níveis de responsabilidade e de motivação dos colaboradores
- Adaptar-se às evoluções técnicas e metodológicas
- Demonstrar capacidade para comunicar com interlocutores diferenciados, facilitando o relacionamento interpessoal a nível interno e externo
- Adotar comportamentos de estabilidade emocional e resistência ao stress
- Demonstrar espírito crítico, adaptabilidade e flexibilidade a novas situações
- Demonstrar pró-atividade, assertividade e orientação para resultados
- Demonstrar capacidade de cumprimento de prazos, horários e procedimentos pré-definidos
- Agir em função de princípios de tolerância e cooperação
- Demonstrar sentido de organização e planificação
- Demonstrar confiança nos processo de tomada de decisão e de avaliação