Leiria é desde segunda-feira, dia 16, a única capital de distrito que não está em alto risco de contágio por covid-19 e, por isso, não tem de cumprir o confinamento obrigatório.
Ainda que todo o país esteja a viver restrições devido à pandemia, com consequências maiores ou menores, para a economia e a sociedade, este factor tem colocado Leiria nos noticiários nacionais.
Com 281 casos ativos, número muito próximo do limite para entrar em confinamento, o concelho não excede o limite de 240 casos/100 mil habitantes, nos últimos 14 dias.
Se assim não fosse, os leirienses estariam obrigados a ficar em casa entre as 23 e as 5 horas de segunda a sexta-feira e, ao fim de semana, não poderiam circular na via pública a partir das 13 horas, até às 5.
Desde as zero horas de segunda-feira passaram a ser 191 os municípios que fazem parte da lista dos concelhos com alto risco de contágio por covid-19 aprovada pelo Governo.
Apenas 13,7% da população continental está fora das restrições e os cidadãos residentes no concelho de Leiria fazem parte dessa pequena margem.
No balanço mais recente, de hoje, quarta-feira, o concelho de Leiria registava 281 casos ativos e tinha a lamentar 15 mortes.
Apesar do município ter “escapado” ao confinamento obrigatório, o presidente da Câmara de Leiria veio apelar a um “esforço coletivo” para que o cenário não se inverta.
“Estamos no limiar de entrar na ‘lista vermelha’ e, por isso, um esforço coletivo tem de ser reforçado nos próximos dias”, afirmou Gonçalo Lopes, em declarações à agência Lusa, na segunda-feira, dia 16.
O autarca apelou ainda ao “confinamento voluntário, uso de máscara e distanciamento social”.
Leiria poderá “servir de exemplo” a outros concelhos, mas Gonçalo Lopes acredita que não se trata de “um fenómeno de sorte, mas de trabalho e responsabilidade de todos os leirienses no combate à doença”.
A lista de concelhos em alto risco de contágio por covid-19 deverá ser atualizada na próxima quinta-feira, 26 de novembro, apesar de já para a próxima segunda-feira estar prevista a renovação do estado de emergência em todo o território nacional.
RL com Lusa