As infraestruturas desportivas de cinco coletividades do distrito vão ser renovadas no âmbito da edição de 2021 do Programa de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas (PRID).
A lista dos espaços que vão ser reabilitados foi hoje divulgada no site do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). A nível nacional foram anunciadas intervenções em 94 infraestruturas desportivas, com um apoio superior a 2 milhões de euros, anunciou esta manhã, o ministério da Educação.
No distrito de Leiria, a lista contempla seis entidades e soma 135 mil euros.
No distrito, este pacote de apoios abrange o Lusitano Ginásio de Chão de Couce (Ansião), com 40 mil euros para a melhoria da eficiência energética, iluminação LED e construção de cobertura de bancada do campo de futebol, 15 mil euros para a reabilitação do polidesportivo do ARCUDA – Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Albergaria (Pombal) e ainda 15 mil euros para a melhoria da eficiência energética e reabilitação do sistema de águas quentes do Industrial Desportivo Vieirense (Marinha Grande).
É igualmente contemplada a reabilitação do pavilhão do Sporting Clube Marinhense (com 25 mil euros), bem como a remoção de amianto e substituição de revestimento da cobertura do pavilhão da Associação Recreativa e Cultural Amigos da Capeleira e Navalha (Óbidos), com 28 mil euros.
Estão igualmente previstos 12 mil euros para a requalificação de instalações de apoio do Caldas Rugby Clube (Caldas da Rainha).
Estes projetos “têm de ser majorados com investimento local”, sendo que serão reabilitadas infraestruturas de norte a sul do país: 24 na região Norte, 27 na região Centro, 25 na região de Lisboa e Vale do Tejo, anuncia ministério da Educação.
“No âmbito da aprovação em Conselho de Ministros do Fundo de Apoio para a Recuperação da Atividade Física e Desportiva, o IPDJ dotou a edição extra de 2021 do Programa de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas (PRID) com mais três milhões de euros. As candidaturas ao denominado PRID2021+ abrem esta segunda-feira, dia 3 de maio (de 3 a 14 de maio)”, explica a nota da tutela.
As cinco edições do PRID envolvem a reabilitação de cerca de 450 infraestruturas desportivas, num investimento global de mais de 25 milhões de euros, financiando o Governo, através do IPDJ, cerca de 9 milhões de euros.