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CTSP / TeSP

Secretariado Clínico

O TeSP em Secretariado Clínico pretende capacitar profissionais para a Planear, gerir e executar atividades de secretariado em instituições de saúde e/ou reabilitação.
O técnico superior profissional em Secretariado Clínico irá adquirir conhecimentos e competências para o desempenho da sua atividade profissional como sendo, por exemplo: a compreensão da natureza, das características e do processo de desenvolvimento humano e suas respetivas implicações na relação interpessoal; o reconhecimento da importância da comunicação nas interações sociais e a capacidade de comunicar eficazmente com os utentes, familiares e outros profissionais de saúde.

Atividade Principais

• Planear de modo independente, atividades de secretariado em instituições de saúde e/ou reabilitação;
• Executar, de modo independente, as atividades de secretariado inerentes ao funcionamento diário institucional;
• Registar nas plataformas de requisição, registo, referenciação e protocolos em saúde; estabelecer com os utentes, familiares, cuidadores e outros profissionais uma atitude responsável, profissional, assertiva e adaptada ao serviço, ao contexto e à condição de saúde da pessoa;
• Planear o desenvolvimento de atividades, a organização e monitorização do trabalho de modo a garantir um atendimento célere, profissional, cuidado e personalizado à condição de saúde da pessoa e necessidades especificas do serviço;
• Fornecer informação de modo fundamentado, atualizado, explícito e adaptado à condição de saúde da pessoa;
• Assegurar uma boa gestão documental, de informação e de stock tendo em conta as características do serviço e garantindo a confidencialidade de dados;
• Colaborar na organização do espaço bem como na implementação e manutenção de um arquivo documental funcional, confidencial e prático; colaborar na avaliação da qualidade dos serviços prestados, na avaliação quantitativa do trabalho desenvolvido, bem como no processo de certificação da instituição, propondo e implementando medidas que visem a melhoria do atendimento e trabalho de secretariado, tendo em conta os padrões de qualidade e boas práticas correspondentes;
• Participar na elaboração de protocolos e procedimentos facilitadores e funcionais adaptados e personalizados tendo em conta o serviço, a instituição e população utilizadora da mesma.

Instituição:
Núcleo de Formação de Pombal
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