O novo mestrado da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, em Economia Azul e Circular, entra em funcionamento no ano letivo 2022/2023.
Neste mestrado são desenvolvidos modelos de negócio baseados na economia circular, “potenciando soluções inovadoras para a economia azul e que possam contribuir para o desenvolvimento socioeconómico” explica o Politécnico de Leiria.
A transição para a economia circular e a importância da economia azul, as soluções existentes e inovadoras, e os exemplos de interações entre a academia, a indústria e as entidades oficiais são outros pontos-chave da formação.
No caso da cooperação, serão destacadas as iniciativas que “permitam a promoção do desenvolvimento económico azul e social das comunidades costeiras, os bioprodutos e os biomateriais que criam sistemas tendencialmente sem resíduos”.
“Trata-se de uma formação que pretende dar resposta aos grandes desafios da Economia Azul e da Economia Circular definidos pela União Europeia, e para os quais Portugal necessita de ter os profissionais com as competências adequadas”, afirma o diretor da ESTM, Sérgio Leandro.
“A multidisciplinariedade do seu plano de estudos tira vantagem da associação entre diferentes escolas do Politécnico de Leiria – ESTM e Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) -, e irá ter uma estreita ligação ao Polo de Peniche do HUB Azul – Smart Ocean”, concluiu.