Um casal suspeito de um crime de roubo com arma de fogo, de que foi vítima um idoso no concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ).
Em comunicado hoje divulgado, a PJ referiu que, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deu cumprimento, em 14 de fevereiro e em 13 de março, a dois mandados de busca e a dois mandados de detenção que visaram os presumíveis autores de um roubo com arma de fogo.
Segundo a PJ, o crime ocorreu em 22 de agosto de 2022, numa localidade do concelho de Porto de Mós, quando o casal, que se fazia transportar numa viatura, parou junto da vítima simulando um pedido de informação e quando esta se aproximou do veículo “foi-lhe apontada uma pistola e exigido que entregasse todos os objetos em ouro que usava”.
A ação policial que conduziu à detenção dos suspeitos decorreu primeiro com a localização e detenção da mulher, de 37 anos, na zona de Alenquer (distrito de Lisboa). Na segunda-feira, foi detido o homem, de 50 anos, no Bombarral (Leiria).
Após apresentação a um juiz de instrução criminal, à mulher foi determinada a medida de coação de apresentações semanais e ao homem prisão preventiva, mas “está a aguardar a possibilidade de passagem a prisão domiciliária com pulseira eletrónica”.
“As diligências de investigação realizadas permitiram recolher relevantes elementos de prova, resultando no cabal esclarecimento dos factos, na identificação e responsabilização dos suspeitos, agora detidos”, garantiu a PJ, naquele comunicado.
Fonte da PJ disse à Lusa que os detidos, residentes no distrito de Leiria, não têm profissão conhecida, nem lhes é conhecida relação matrimonial, possuindo antecedentes policiais relativos a crimes patrimoniais, sobretudo furtos.
Ainda de acordo com a mesma fonte, ao idoso foi roubado ouro estimado em mil euros.
O inquérito é dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria.