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Sociedade

Utentes da Cercilei e da Cercipom conquistam apoio da comunidade em campanha solidária

A venda da edição de Natal do REGIÃO DE LEIRIA reverte este ano integralmente a favor de duas instituições. A campanha “Fazer o Bem Olhando a Quem” saiu à rua pelo 24º ano consecutivo, com a colaboração de ardinas especiais a quem poucas pessoas recusaram a compra de um jornal

Os utentes da Cercilei e Cercipom revelaram-se exímios ardinas Foto: Joaquim Dâmaso

A equipa de voluntários que contribuíram para dar visibilidade à campanha “Fazer o Bem Olhando a Quem”, angariando fundos para a Cercilei e a Cercipom com a venda do REGIÃO DE LEIRIA, contou este ano com ardinas especiais.

Os utentes das duas instituições não faltaram à chamada, participando ativamente nas ações de rua que decorreram em Pombal, Porto de Mós, Leiria e Batalha. Revelaram-se exímios ardinas e souberam sensibilizar passantes, comerciantes e colaboradores de vários serviços para uma causa que é de todos.

A comunidade não se fez rogada e, a exemplo das edições anteriores, mostrou-se solidária contribuindo para garantir a continuidade de projetos que fazem a diferença no apoio a pessoas com deficiência.

Esta foi a 24ª edição da campanha de responsabilidade social que o REGIÃO DE LEIRIA dinamiza anualmente em vésperas de Natal. Desde o ano 2000, o apoio dos leitores, empresas e entidades públicas e privadas permitiu angariar cerca de 170 mil euros que beneficiaram mais de meia centena de instituições da região.

A venda da edição de 14 de dezembro reverte integralmente a favor da construção do novo lar residencial da Cercilei e para aquisição de colchões antiescaras para os dois lares da Cercipom.

No seu conjunto as duas Cercis prestam apoio especializado e individualizado a cerca de 1.200 crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, apostando na inclusão e na formação dos utentes para integração, quando possível, no mercado de trabalho.

A campanha arrancou na quinta-feira, em Pombal, com o apoio dos utentes da Cercipom e do município, entre outras entidades. Pedro Pimpão, presidente da Câmara, sublinhou “o trabalho notável” das instituições em prol da inclusão, apelando ao contributo de todos para que “a solidariedade seja, mais do que uma palavra, um ato que contribua para tornar a sociedade mais coesa”. “Estamos muito bem integrados em Pombal, a população acolhe-nos muito bem e participámos nesta atividade com muito gosto e em prol da inclusão”, afirmou por sua vez Manuel Santos, presidente da Cercipom, destacando o envolvimento dos utentes nesta ação.

9.400

A adesão da comunidade, que voltou a associar-se à campanha do REGIÃO DE LEIRIA “Fazer o Bem Olhando a Quem”, e das empresas e entidades públicas e privadas que compraram centenas de exemplares do jornal para oferecer aos seus colaboradores, traduziu-se este ano na venda de 7.800 jornais (dados preliminares). A verba angariada ronda cerca de 9.400 euros e reverte integralmente a favor da Cercilei e da Cercipom

O empenho dos jovens foi manifesto nos três dias em que decorreu a campanha de rua e terão sido poucas as pessoas a não comprar o jornal, como referiu Cristina Meireles. A responsável da Cercilei salientou ainda a oportunidade desta ação para dar a conhecer os projetos da instituição e sensibilizar as pessoas para ajudar a prosseguir a sua missão.

Já Elisabete Moita, diretora da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital de Leiria da Segurança Social, enalteceu a campanha por chamar “a atenção para quem precisa e para quem faz um trabalho extraordinário e muitas vezes com tantas dificuldades tendo em conta a situação atual do país”. “A Cercilei e a Cercipom têm feito um trabalho notável e merecem todo o apoio e carinho, valorização e reconhecimento público”, acrescentou.

O vereador Carlos Palheira, da Câmara de Leiria, assinalou por seu turno a relevância da campanha, que já “é um marco” a nível local, desejando o apoio de todos, “dentro das suas possibilidade para construirmos uma sociedade mais equilibrada, mais justa e mais solidária”.

Em Porto de Mós, na manhã de sexta-feira, a ação calcorreou mercado e ruas da vila, tendo Jorge Vala, presidente da Câmara, realçado o envolvimento da comunidade e de quem “está em cargos públicos” em prol das duas instituições escolhidas.

Na segunda-feira, dia de mercado municipal na Batalha, Raul Castro, presidente da Câmara, liderou a comitiva de voluntários. “Queremos sensibilizar as pessoas para o facto de, com a ajuda de todos, ser sempre mais fácil angariar os apoios necessários para que estas instituições importantes para a nossa comunidade, possam subsistir”, adiantou o autarca, explicando as razões de mais uma colaboração nesta campanha. Neste contexto, as divisões políticas ficam para trás e a vereadora da oposição, Ana Rita Calmeiro, também marcou presença. Afinal, esta é “uma causa nobre que a todos deve mobilizar”, destacou.

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