Os cidadãos da região Oeste descontaram 18 mil euros nos passes dos transportes públicos em troca da entrega para reciclagem de latas e embalagens de plástico de bebidas, informou hoje a respetiva comunidade intermunicipal.
Lançado em outubro de 2022, o projeto “Oeste + Recicla” atribuiu à população mais de 18 mil euros, até 3 de dezembro de 2023, através de um sistema de descontos nos passes dos transportes públicos rodoviários, informou a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Oeste.
Durante um ano, foram recolhidas 555.354 embalagens, o equivalente a 23.878 quilogramas.
“As pessoas por vezes falam em reciclagem, mas não a fazem. Ainda assim, aderiram e o projeto correu muito bem”, afirmou o presidente da OesteCIM, Pedro Folgado, à agência Lusa.
O autarca adiantou que “o projeto vai continuar dentro dos mesmos moldes”, estando a ser equacionadas outras formas de conversão do dinheiro.
Em locais estratégicos dos 12 concelhos da região Oeste, foram colocados há um ano depósitos para a recolha de latas e embalagens de plástico de bebidas não reutilizáveis.
Nesses locais, os cidadãos passaram a depositar esses resíduos recicláveis e receber em troca vales de 0,05 e 0,02 euros para descontar nos transportes públicos rodoviários da região Oeste ou entre estes concelhos e Lisboa.
Em toda a região, foram colocadas 18 máquinas, uma por cada concelho e duas nos seis maiores concelhos.
Depois de depositadas, as embalagens são encaminhadas para reciclagem, produzindo material reconvertido compatível com os requisitos necessários para a incorporação na produção de novas garrafas de bebidas, promovendo a circularidade dos materiais recuperados.
Inserido no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de combate às alterações climáticas, o projeto tem como objetivos incentivar a população a colocar a reciclagem entre as suas preocupações e aumentar a taxa de reciclagem de embalagens de plástico de bebidas.
O programa representa um investimento de quase um milhão de euros, sendo financiado a 90% pelo EEA Grants – mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu, para o qual contribuem a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega – e nos restantes 10% pelos municípios.
O “Oeste + Recicla” é um dos dois projetos financiados pelo EEA Grants que integram parceiros tecnológicos dos países financiadores.
A OesteCIM integra os municípios de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral (distrito de Leiria), Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço, Alenquer e Arruda dos Vinhos (distrito de Lisboa).