Um homem de 56 anos que foi detido ontem, dia 15, pela Esquadra de Marrazes, por violência doméstica, está agora em prisão preventiva, informou a PSP de Leiria em comunicado.
Segundo a mesma nota de imprensa, o homem foi detido em Gândara dos Olivais, na União de Freguesias de Marrazes e Barosa, concelho de Leiria, pelas 3h30, depois da irmã ter contactado as autoridades a dizer que ele estava a perseguir a mãe.
“Após informação de que uma senhora teria fugido de casa, descalça, por receio que o próprio filho lhe pudesse fazer mal, os polícias deslocaram-se de imediato para o local, deparando-se com o suspeito, bastante alterado, ameaçando e intimidando a vítima”, relata a PSP.
O indivíduo já tinha sido preso antes, no dia 1 de abril, após um episódio de violência física e emocional sobre a mãe, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de afastamento da vítima e da residência da mesma.
De acordo com as autoridades, este caso de violência doméstica já se arrasta “há vários anos” e é marcado por episódios de violência física e psicológica, “originados por uma forte dependência de álcool e de estupefacientes, o que, constantemente, vem fazendo com que o suspeito se aproprie da pensão da mãe para alimentar o seu próprio vício, retirando-lhe, por diversas vezes, quer o telemóvel, quer o cartão bancário”.
Presente, ontem, ao Juiz de Instrução Criminal do Tribunal Judicial da Comarca de Leiria, o detido ficou em prisão preventiva.
Esta é já a décima detenção efetuada pelo Comando Distrital de Leiria da PSP em 2024, por situações decorrentes de violência doméstica.
Contactos e números de emergência
- 112 – Número de telefone de emergência único europeu (chamada gratuita)
- 144 – Linha Nacional de Emergência Social
- 800 202 148 – Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica (CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género)
- 116 006 – Linha de Apoio à Vítima (APAV – Apoio à Vítima) (chamada gratuita – Dias úteis das 8 às 22 horas)
- SMS – 3060
- No Portal da Queixa Eletrónica em queixaselectronicas.mai.gov.pt –
- Na aplicação App MAI112, exclusivamente para cidadãos surdos www.112.pt/Paginas/Home.aspx –
- Na aplicação SMS Segurança, para pessoas surdas www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca –
- No Posto da GNR ou na esquadra da PSP mais próximos
Associação Mulher Século XXI
Largo Rainha Santa Isabel, Nº1 r/c Dto 2410-165 Leiria
Tel. 244 821 728
Tlm. 964 854 462
Tlm. 910 908 368
email. geral@mulherseculoxxi.com
Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica
244 821 728
Linha de Apoio à Vítima Idosa de Violência Doméstica (chamada gratuita)
800 210 340