Arrancou ontem, dia 26, a 14.ª edição do Gravíssimo!, que reúne em Alcobaça participantes de nove nacionalidades: Portugal, Espanha, Estados Unidos da América, Reino Unido, África do Sul, Alemanha, Finlândia, Suíça e França.
No Festival e Academia Internacional de Metais Graves de Alcobaça, os alunos inscritos têm a oportunidade de ter formações de tuba, trombone e eufónio com artistas de renome selecionados pelos diretores artísticos Sérgio Carolino e Hugo Assunção, nomeadamente Warren Deck, Cristina Cutts Dougherty e Oren Marshall (tubas), Brittany Lasch e Maxine Troglauer (trombones) e Jukka Myllys e Thomas Rüedi (eufónios).
Este ano, o Gravíssimo! apresenta também concertos diários. Depois do concerto de abertura ontem com João Moreira, Carolina Alves, Luís Vieira, Hugo Assunção e Joaquim Rocha, o claustro da Portaria do Mosteiro de Alcobaça acolhe hoje, às 21h30, o recital dos solistas Thomas Rüedi, Brittany Lasch, Cristina Cutts Dougherty, Sérgio Carolino, Hugo Assunção e Bernardo Pinhal. Os bilhetes custam 10 euros.
Amanhã, dia 28, há mais dois concertos no Mosteiro de Alcobaça: o primeiro a partir das 18 horas, com um solo de Oren Marshall e atuação de Maxine Troglauer & Telmo Marques; o segundo pelas 21h30 com um recital de jovens talentos, protagonizado por Henrique Dias, Ilídio Costa, Luís Leitão, João Badajós, Henrique Peralta e “Five Ways” Quinteto de Metais. Os bilhetes para ambos os espetáculos custam 10 euros.
Na quinta-feira, dia 29, The Postcard Brass Band junta-se a Bass Clef Companions para apresentar o repertório “Cool vibes”, no Museu do Vinho de Alcobaça, pelas 22 horas. Os bilhetes custam 10 euros.
O festival termina sexta-feira, dia 30, com um concerto gratuito do ensemble de tubas BaixaRia no bosque do Mosteiro de Alcobaça, às 18 horas, e uma noite de jazz no Claustro D. Dinis, protagonizada por Oren Marshall & Band com o convidado especial Howie Smith. O espetáculo acontece a partir das 21h30 e os bilhetes custam 12 euros, podendo ser adquiridos Academia de Música de Alcobaça
(segunda a sexta das 10 às 12 horas e das 14 às 18 horas) e no local, uma hora antes do espetáculo.
Mais informações sobre o Gravíssimo! aqui.