O Pinhal do Rei já mora na internet. Estão lá todos, ou quase todos, os seus habitantes: a fauna, a flora, os recantos. Quem o conhece de perto, sabe que se trata de uma espécie de floresta encantada.
É essa, precisamente, a impressão de Ricardo Machado, um fotógrafo amador da Marinha Grande que depois de um primeiro prémio no concurso Libbey 2011, precisamente com uma imagem do pinhal, decidiu “pôr mãos à obra e mostrar a riqueza do nosso Pinhal do Rei, quer em lugares belos, quer em macrofotografias de insetos, flores, detalhes do pinhal”.
O resultado mora em charmed-woods.blogspot.pt. “Desde criança que sou apaixonado por fotografia e natureza”, revela este jovem de 29 anos.
A proximidade e a multiplicidade de espécies existentes no pinhal, fizeram o resto, permitindo aliar o gosto pela região e a aptidão pela macrofotografia.
Ricardo Machado refere que há quem conheça o pinhal mas que, depois de visitar o blogue e as fotografias que aí estão expostas, confesse “que por vezes nem se apercebem que têm toda esta beleza aqui perto”.
O pinhal, esse, continua disponível para um bom passeio pedonal. Mas, afinal, esta mancha verde que ocupa boa parte do concelho da Marinha Grande está, desde abril, bem mais perto de todos em qualquer recanto do mundo, através da internet.
(notícia publicada na edição de 8 de junho de 2012)