Quem conhece, garante que a Praia do Norte tem potencial para ser rainha entre os praticantes de surf. Até agora um segredo bem guardado, a onda está no centro da estratégia do município para o turismo náutico.
A qualidade do recorte e – sobretudo – o seu tamanho invulgar, amplificado pelo desfiladeiro submarino conhecido por canhão da Nazaré, criam condições únicas na Europa. Que começam a gerar receita.
Segundo Miguel Sousinha, administrador da empresa municipal Nazaré Qualifica, a presença do surfista Garret McNamara no concelho, em Novembro do ano passado, garantiu um retorno mediático avaliado em 500 mil euros. O havaiano é o rosto do evento que se vai realizar em 2012 na Praia do Norte, o North Canyon – um dia de competição e um mês de espera pelas maiores ondas que podem garantir mais de 1 milhão de euros de impactos directos e indirectos na economia local, estima Miguel Sousinha.
Garret McNamara regressou esta semana a Portugal para participar numa ronda de negociações com potenciais patrocinadores. A ideia é que o município invista zero na organização do North Canyon 2012.
Mais informação na edição em papel de 13 de Maio de 2011.