Opinião

Opinião

Exclusivo

Crónicas do cinquentenário: O Dia visto de longe

Há 50 anos, a abertura do noticiário na tv à hora do almoço foi inesquecível: “Coup d´état au Portugal”!

Alberto Costa

Advogado, ex-ministro da Administração Interna e da Justiça

Opinião

Exclusivo

25 de abril sempre sempre sempre

Façamos cada um de nós a nossa parte, no pluralismo, no conflito, na diversidade e na discórdia, sempre na liberdade de escolha. Façamo-lo todos os dias porque podemos.

Patrícia Ervilha

Consultora de Gestão de Pessoas, Formação e Desenvolvimento

Editorial

Exclusivo

50 Liberdades

Faz agora 50 anos, o REGIÃO DE LEIRIA deixou de ser submetido ao visto prévio da censura e viveu a euforia da revolução que começou num golpe militar e, em escassas horas, se transformou num povo unido a plantar cravos nos canos das espingardas.

Francisco Rebelo dos Santos

Diretor do REGIÃO DE LEIRIA

Opinião

J. Afonso

Exclusivo

Coisas… Tributo aos civis (fardados) de “Salgueiro Maia”

Já na fase final da elaboração deste texto ousei perguntar “Quem fez Abril?” à ferramenta dita de “inteligência artificial” que o meu processador de texto me sugeriu. Obtive uma interessante resposta que começava assim: «Homens e mulheres corajosos, determinados a mudar o curso da história».

Exclusivo

O ‘meu’ 25 de Abril

Sabia (sabíamos) que vivíamos em ditadura, que não eram garantidos os direitos e liberdades básicos, que havia presos políticos e pessoas perseguidas. Mas não fazia (fazíamos) ideia de que o fim do “Estado Novo” estava ali mesmo à nossa frente.

Opinião

Marina Guerra

Exclusivo

O que faz falta

O “Filhos da Madrugada” tocou tardes a fio, enquanto estudava ou jogava computador. Foi escolha obrigatória durante os exames da faculdade, soou no rádio do carro quilómetros sem fim e continua lá em casa, devidamente guardado.

Opinião

Carolina Santos

Exclusivo

Temos de proteger a democracia

Tal como eu, a minha geração também está desiludida. E eu compreendo isso, o que não compreendo é a forma como os jovens, como eu, olham para o país, esquecendo o percurso que fizemos até aqui.

Opinião

Célia Sousa

Exclusivo

Em abril deixei de ser criança!…

Vivi quase toda a minha infância em Moçambique. Quando cheguei à “Metrópole “no final de junho de 1972, encontrei um país triste e frio, apesar de estarmos no verão

Opinião

Joaquim Dâmaso

Exclusivo

Gatos pintados

Deixei de ir, mas não abandonei os valores que me passaram. Mais tarde, enquanto estudante de fotografia em Lisboa, redescobri o interesse através de uma lente, o que me levou a escolher o jornalismo como forma de participação cívica.

Opinião

Joana Magalhães

Exclusivo

A liberdade de escrever

Nunca vivi sem liberdade. Sempre fui boa de conversa, às vezes falei (e ainda falo) demais, mas nunca me foi colocado um travão.

Exclusivo

O meu diário: Consulta Extra

É tão bom termos orgulho nos mais novos e sentirmos que vale a pena darmos exemplo, e que o mundo está bem entregue.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Opinião

Nádia Piazza

Exclusivo

A rotina bipartidária e o despertar do Chega

No cenário fragmentado das últimas eleições, nenhum dos três maiores partidos consegue garantir a estabilidade de um governo.

Opinião

Teófilo Santos

Exclusivo

Mais democracia, mais Europa!

Estou ciente da importância que é representar os portugueses, principalmente quando a democracia e os valores europeus estão tão fragilizados quanto agora.

Exclusivo

Descobrir o futuro

Ontem como hoje, há um consenso que emerge como mais-valia incontornável: na vida de estudante e no mundo profissional, as competências pessoais fazem a diferença.

Opinião

Filipa Vieira

Exclusivo

Férias sem sobressaltos!

De acordo com a legislação em vigor, os menores nacionais e os menores estrangeiros residentes legais em Portugal que pretendam ausentar-se e viajem desacompanhados de ambos os progenitores, deverão exibir uma autorização de saída emitida por quem exerça a responsabilidade parental.

Exclusivo

Passageiro do tempo: Resolver os problemas das pessoas

E este é o cerne da questão, Portugal precisa de um governo que faça uma coisa simples - resolva os problemas das pessoas.

Opinião

Alberto Costa

Exclusivo

Crónicas do cinquentenário: O futuro visto lá detrás

Boa surpresa é verificar, no que toca ao quadro institucional, que o projeto da oposição democrática moldou a realidade, obviamente, graças à Constituição que três anos mais tarde o veio a acolher.

Editorial

Marina Guerra

Exclusivo

A máquina não pára

Podemos debruçar-nos sobre o custo que esta obra trouxe para o concelho e que continuaremos a pagar, segundo as previsões, por mais quatro anos, mas também já é tempo de começarmos a olhar para o estádio como uma máquina em constante produção.

Exclusivo

Tempo incerto: Gravidade zero

"As Forças Armadas atingiram uma situação crítica e não possuem capacidade para defender o território nacional, que é euro-atlântico, ou proteger as rotas marítimas".

Opinião

Inês Silva

Exclusivo

Que mundo é este?

"Queremos, cada vez mais, evadir-nos de uma rotina que nos torna máquinas; procuramos os palcos da paz, onde a verdade, a beleza e a esperança nos extasiem"

Exclusivo

SER Simples: A despedida

Ao longo de 56 semanas fui construindo a essência, o SER, destas crónicas com Sorrisos, Elogios e Reflexões servidos com simplicidade, sabendo que é tão simples complicar a comunicação e tão difícil comunicar simples e eficazmente.

Exclusivo

Há festa em abril, como será maio?

Regressar a Abril só faz sentido para garantir o futuro. Os políticos e dirigentes têm o dever de escrever uma nova página na vida democrática do país.

Opinião

Álvaro Teles

Exclusivo

O Futuro da Gestão (I)

É claro que cada empresa tem o seu nível de desenvolvimento e a sua velocidade de adaptação às novas regras e às novas tecnologias. No entanto, em determinadas áreas, é mesmo indispensável fazer um esforço para evoluir rapidamente.

Opinião

J. Afonso

Exclusivo

Coisas… Linhas vermelhas para o direito de opinião?

Gostaria que fosse unânime entre todos quantos se reveem nos Valores de Abril a total rejeição deste entendimento salazarento – ilegalizar e perseguir.

Exclusivo

De volta ao Gungo

Viajar até ao Gungo é também fazer uma viagem interior, refletir naquilo que temos e que não valorizamos e no que não temos e eles têm.

Opinião

Alberto Costa

Exclusivo

Crónicas do cinquentenário: Candidato, general, assassinado

Quem descure a memória de alguém que foi assassinado por ter lutado pela democracia poderá sentir-se bem nela?

Exclusivo

Opinião: Horas, latitudes e atitudes

É nas zonas de latitudes intermédias, como as de Portugal e a dos países da Europa central, que mais se justifica ajustar os horários oficiais à duração do dias e das noites

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.