Nossa Senhora apareceu a uma pastorinha, em Reguengo do Fetal, no século XV, reza a lenda. A fé da população local fez o resto. Milhares de caracóis enfeitam as ruas numa festa religiosa única.
Na noite do próximo sábado as ruas da aldeia do Reguengo do Fetal voltam a ganhar um rendilhado único, com milhares de cascas de caracóis que, com azeite e uma torcida a servir de pavio, serão a única iluminação. A energia eléctrica é cortada e a imagem da Senhora do Fetal deixa regressa da igreja paroquial para o santuário, de onde saiu em procissão no passado dia 23.
A procissão terá como pano de fundo ruas e encostas repletas de de originais candeias alimentadas a azeite. Na prática, serão milhares de caracóis que, nas horas que antecedem as cerimónias religiosas, foram sendo colocados nos múltiplos locais que irão iluminar. O uso dos caracóis e do azeite resulta do facto da população da freguesia se dedicar à agricultura, produzindo maioritariamente vinho, cereais e azeite.
As cerimónias religiosas arrancam cerca das 20h30 e têm vindo a atrair milhares de visitantes à aldeia. Estes festejos singulares já ultrapassaram as fronteiras da freguesia. A aposta agora passa por atrair novos mercados internacionais e Espanha é um dos que as autoridades querem potenciar.
Aimore Saraiva disse:
É maravilhoso a tradição estra tradição da iluminação através dos caracóis. Todo o ano este acontecimento atrai seguidores e curiosos. Parabéns "REGUENGO",