Já se sabia que Alvaiázere, Ansião e Figueiró dos Vinhos estavam na mira das multinacionais de prospeção e pesquisa de ouro, mas agora o interesse estende-se aos concelhos de Castanheira de Pera e Pedrógão Grande, também no norte do distrito de Leiria.
Na Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), uma companhia inglesa e duas canadianas aguardam luz verde para iniciar trabalhos num território onde há evidências de exploração mineira na antiguidade e durante a ocupação romana.
Segundo António Correia Gomes, chefe de divisão na DGEG, a concorrência entre empresas permite ao Estado “negociar um contrato para uma dada área em condições mais favoráveis”. O crescente dinamismo no setor extrativo português “deve-se à conjuntura internacional muito favorável das cotações dos metais, que se encontram atualmente muito elevadas”, explica.
Primeiro, os ingleses da Medgold Resources pediram a atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais de ouro e outros minerais metálicos numa área denominada Vila de Rei, que abrange Alvaiázere, Ansião, Figueiró dos Vinhos e outros sete concelhos nos distritos de Castelo Branco, Coimbra e Santarém.
Em troca, oferecem um investimento de um milhão de euros ao longo de três anos. No decurso do processo, a Targetaward – que associa capitais portugueses e canadianos – requereu a mesma concessão, com objetivos semelhantes.
Cabe agora à DGEG estabelecer critérios de seleção que permitam escolher a proposta mais vantajosa para o Estado, tanto em termos técnicos como financeiros.
Paralelamente, a canadiana Redcorp solicitou uma outra zona de prospeção e pesquisa de ouro e prata, denominada Espinhal, que inclui Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, além de outros quatro concelhos nos distritos de Castelo Branco e Coimbra.
(Notícia publicada na edição de 21 de setembro 2012)
Cláudio Garcia
claudio.garcia@regiaodeleiria.pt
miguel machado disse:
Depois do fiasco financeiro (digo eu…) da Praia das Rocas para o Município da Castanheira de Pera vinha mesmo a calhar uma minazita de ouro…