A visita do Papa Bento XVI a Portugal, que decorre entre 11 e 14 de Maio, começa com uma cerimónia de boas vindas no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, monumento onde o Sumo Pontífice fará uma breve visita.
De acordo com o programa da visita, hoje revelado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), a esta cerimónia de boas vindas seguir-se-á uma visita de cortesia ao Presidente da República, no Palácio de Belém.
No final da tarde terá lugar na cidade de Lisboa uma missa, em local ainda a definir.
No dia 12, Bento XVI terá um encontro com o mundo da cultura, no Centro Cultural de Belém, seguido de um encontro com o primeiro-ministro, José Sócrates.
À tarde, o Papa segue de helicóptero para Fátima, onde visitará a Capelinha das Aparições.
Ao final da tarde, acontecerão as vésperas com presbíteros, religiosos, seminaristas e diáconos, na Igreja da Santíssima Trindade. Bento XVI participará na recitação do rosário e bênção das velas.
No dia seguinte, 13 de Maio, o Papa celebra a Santa Missa, antes de ter um almoço com os bispos de Portugal e Séquito papal.
O encontro com as organizações da Pastoral social acontecerá à tarde, na Igreja da Santíssima Trindade.
Já ao final da tarde terá lugar na Casa de Nossa Senhora do Carmo um encontro com os bispos de Portugal.
Bento XVI despede-se da Casa Nossa Senhora do Carmo na manhã do dia 14, último dia da visita, deslocando-se depois para o heliporto da Serra do Pilar de Gaia. A Santa Missa irá realizar-se de manhã, na Avenida dos Aliados, estando prevista para as 13:30 a cerimónia de despedida no Aeroporto Internacional do Porto.