Opinião

Opinião

Exclusivo

Serão possíveis registos a favor de menor?!

Sabia que é possível apresentar registos a favor de um menor? No entanto, há algumas especificidades e regras que deve ter em conta, nomeadamente: Para estas e outras questões não hesite em contactar o seu solicitador. Um solicitador, todos os serviços.

Adriana Bajouco

Solicitadora (Parceria REGIÃO DE LEIRIA / Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução)

Opinião

Exclusivo

Coopetição

A palavra coopetição provém do inglês coopetition e resulta da fusão entre as palavras competição e cooperação.

Álvaro Teles

Gestor de empresas, gestor de projetos

Editorial

A sério: brincar não é brincadeira

Carlos Neto tem um registo de incansável defesa da brincadeira, da interação no espaço público, do crescimento saudável que respira o mundo que nos rodeia

Carlos S. Almeida

Jornalista

Exclusivo

Passageiro do tempo: Redes Sociais

Em termos de futuro, as redes sociais vão ser cada vez mais importantes, até para a educação, pois, a sua utilidade pedagógica é evidente e o seu potencial inesgotável.

Exclusivo

Uma nova ordem mundial

A ordem internacional como a conhecemos está a desmoronar-se, seguindo impulsos e estratégias de protagonistas que se comportam como os novos senhores do mundo.

Opinião

Filipa Vieira

Exclusivo

Até que o divórcio os separe

O divórcio por mútuo consentimento pode ser pedido em qualquer altura, desde que os membros do casal estejam de acordo em pôr fim ao casamento. Desta forma, não é necessário referir qual é o motivo do divórcio. Este divórcio pode ser pedido em qualquer conservatória do registo civil pelos membros do casal ou pelos seus procuradores, caso existam. O processo inicia-se com um requerimento por escrito em como as partes se pretendem divorciar. Esse requerimento deverá ser acompanhado de outros documentos e acordos escritos, nomeadamente: acordo ou certidão da sentença do tribunal sobre as responsabilidades parentais, se existirem filhos menores; acordo sobre o pagamento da pensão de alimentos aos cônjuges, se decidirem fazê-lo; acordo sobre o destino da casa de morada de família; a relação dos bens comuns do casal com os respetivos valores atribuídos; e, caso existam animais de companhia, é igualmente, necessário acordo sobre o seu destino. De salientar que é possível que o processo de divórcio avance sem que seja necessária a realização da partilha dos bens em simultâneo. O legislador permite que as partes estejam de acordo quanto ao facto de pretenderem dissolver o matrimónio, podendo relegar para mais tarde a discussão sobre a partilha e/ou venda dos bens. Caso as partes acordem em proceder à partilha dos bens em simultâneo, deve ser entregue o acordo sobre a partilha dos bens, servindo a sentença de divórcio como homologação da partilha. Referir ainda que não é obrigatório contratar um solicitador para este tipo de processo. No entanto, para a elaboração dos acordos referidos, bem como da partilha dos bens, caso exista, é aconselhável ter o apoio de um jurista.

Exclusivo

Tempo incerto: Os militares e a política

Os militares protagonizaram todas as mudanças de regime e têm-se envolvido na política em cenários de crise nacional ou quando as elites políticas dão sinais de fragilidade e de esgotamento.

Exclusivo

O futuro da Inteligência Artificial nas empresas da região de Leiria

Apenas um em cada 10 empresas da região de Leiria utiliza frequentemente a IA no seu dia a dia

Exclusivo

Juventude e literatura

Lancei um desafio aos jornalistas do REGIÃO DE LEIRIA: reflitamos sobre os jovens, o futuro, e a literatura. As primeiras crónicas que escrevi foram aqui, em 2017. À data, com 21 anos, aceitei o desafio com receio, porque não sabia se tinha coisas para dizer sobre a nossa região, o que é que a minha perspetiva poderia acrescentar: às vezes estamos só a viver, desligados da hipótese de contribuir para a mudança, conformados, e eu achava que podia ser esse o meu caso. Fui descobrindo que há sempre qualquer coisa, encontrei idiossincrasias na nossa vivência regional. Este ano, com 27, também recebi este convite com receio, pelas mesmas razões: terei o que dizer? Aquilo que me inquieta e surpreende é transversal? Vivemos uma época particularmente preocupante no que diz respeito à informação, com a difusão de notícias falsas nas redes sociais e com a diminuição da capacidade de diálogo: os meios de comunicação social têm um papel insubstituível, urgente, e tem de existir um esforço, parece-me, para que os jovens os procurem e seja neles que formam as suas opiniões. Posto isto, decidimos pensar e trabalhar alguns temas: entre eles, os jovens leirienses residentes fora da região e do país, tendo em vista perceber o que os faria regressar; a importância de espaços culturais como as bibliotecas municipais na democratização do acesso ao objeto livro; ah!, e abrimos o jornal a todos vós, dando-vos a oportunidade de pensarem sobre a imagem da cidade e em como a fazer chegar a cada vez mais pessoas. Espero que as próximas páginas vos entreguem aquilo que vi nas reuniões com os jornalistas do REGIÃO DE LEIRIA: esperança, alegria, dedicação, rigor e tempo para pensar.

Exclusivo

A magia das 12 passas no início do ano!

Acreditar que vou conseguir não garante o sucesso, mas aumenta as hipóteses de alcançá-lo especialmente em relação a quem não acredita.

Opinião

Joaquim Santos

Exclusivo

A censura em Leiria

A PIDE perseguiu cidadãos de Leiria, instituições e jornais, nas mais diversas formas de atuação, muitas vezes com mão bem pesada.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Exclusivo

O meu diário: Ano Novo

A todos desejo um 2025 com saúde e que tenhamos a intenção e inteligência de agarrar e conduzir as nossas vidas para os lugares onde nos sentimos felizes, onde gostamos de ficar.

Opinião

J. Afonso

Exclusivo

Coisas… Paz em 2025? Eu quero crer, mas não sou capaz!

Será que continuaremos num beco sem saída?

Exclusivo

O poder de mudar o mundo

Pedir saúde e paz não é adorno de quadra festiva, será antes um clamor com a memória de mais um ano marcado pelos tambores da guerra, nas frentes de múltiplos conflitos, na Ucrânia, no médio oriente e em outros pontos do globo.

Exclusivo

Passageiro do tempo: Um teto

As estratégias adotadas para lidar com o problema são ineficazes e se a pandemia pode ter tido um papel de acelerador a gravíssima crise habitacional que o país vive é o principal fator que leva as pessoas para a rua.

Exclusivo

Orgulho de Portugal

Às portas do Natal, numa altura em que os olhos do mundo se abrem de espanto para a Notre-Dame de Paris, partilhamos com os leitores o contributo de leirienses, que ficarão para sempre ligados à reconstrução do monumento.

Opinião

Bárbara Coelho

Exclusivo

Posso exercer outras atividades nas férias?

A nossa legislação vem proibir que o trabalhador exerça outra atividade remunerada durante o gozo das suas férias, uma vez que tal comprometerá o descanso efetivo do trabalhador e a sua recuperação.

Exclusivo

Tempo incerto: Os helis do Exército

O actual Governo autorizou uma verba de 40,8 milhões de euros para o Exército adquirir três helicópteros, com outro de opção, o que face às carências existentes não se devia entender como uma prioridade.

Opinião

Inês Silva

Exclusivo

Um jornal em papel num dia de compras online

Vi uma situação que me chamou a atenção: um homem, num transporte público, lia um jornal em papel

Exclusivo

Falar sem os seus botões

Com ou sem botões, conversar com pessoas à nossa volta é ginástica mental que nos ajuda a manter em forma.

Exclusivo

Como se as páginas fossem abraços

Os milhares de exemplares vendidos são muito mais do que uma soma de contributos, representam a multiplicação de gestos solidários, dando alguma doçura a dias onde o amargo ofusca o brilho das luzes.

Opinião

Álvaro Teles

Exclusivo

Gestão do tempo – erros a evitar

Para atingir uma boa gestão do tempo é indispensável elaborar um plano de ação diário.

Exclusivo

O meu diário: Época Natalícia

É uma época que adoro mas confesso que fica ensombrada pelas ausências dos meus familiares e de alguns doentes que carrego no meu coração.

Exclusivo

Postal das Caldas: Natal

O papel de uma câmara municipal não deve ser financeiro, apenas, mas promotor pedagógico da contemporaneidade criativa.

Exclusivo

Soares é fixe

Homenagear Mário Soares é recordar uma figura decisiva na construção da democracia e da liberdade em Portugal.

Opinião

J. Afonso

Exclusivo

Função Pública: “Alerta Vermelho”?!

Ou seja, um sistema de gestão de recursos humanos que assegure bom planeamento de necessidades, elevada qualidade no recrutamento, formação contínua, avaliação de desempenho, estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional, elevada motivação e envolvimento na vida empresarial, liderança de excelência, política remuneratória equitativa, etc. está diretamente correlacionado com o sucesso empresarial.

Exclusivo

O planeamento, a democracia e os fenómenos naturais

Perante as inundações do mês passado, das recorrentes vagas de incêndios que assolam o país ou dos medos que emergem a cada sismo que se faz sentir, somos confrontados com a ideia da insuficiência ou da ineficácia do planeamento.

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.