A Câmara Municipal de Pombal vai concluir até Maio cinco novos centros escolares no concelho, num investimento global de 5,2 milhões de euros, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Narciso Mota.
“Espera-se que alguns desses centros escolares possam ser utilizados pelos alunos ainda no último trimestre deste ano lectivo”, adiantou Narciso Mota, explicando que o investimento foi financiado em cerca de 50 por cento pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
A abertura dos centros escolares nas freguesias de Albergaria dos Doze, Redinha, Abiul, Pombal (Fonte Nova) e Carriço (Vieirinhos) vai permitir a concentração, em cada um dos estabelecimentos, de 150 crianças.
“São escolas com melhores condições, são escolas do presente a pensar no futuro”, referiu Narciso Mota, afirmando que os centros escolares, que vão agregar jardim-de-infância e 1.º ciclo do ensino básico, contemplam, no mesmo espaço, área desportiva, biblioteca, salas para tempos livres e refeitório.
O presidente da Câmara Municipal esclareceu que com a entrada em funcionamento dos cinco centros escolares vão ser desactivados 13 estabelecimentos de ensino.
“Não vamos alienar esses espaços, mas vamos permitir a sua ocupação por associações de moradores ou colectividades, como temos feito com outras escolas que têm vindo a encerrar”, declarou Narciso Mota.
“Continuamos a fazer a sua manutenção e recuperação, porque esses espaços são importantes para as freguesias”, acrescentou.
O autarca esclareceu que neste mandato o município quer criar mais alguns centros escolares em freguesias que ainda não possuem estes equipamentos.
“As freguesias têm de ser tratadas de forma igual”, disse, assegurando que o próximo centro escolar a avançar será o de São Simão de Litém.
“Dependendo da existência de financiamento e da capacidade financeira da autarquia, os restantes também avançam”, afirmou o presidente da autarquia de Pombal.
O primeiro centro escolar do concelho, em Carnide, foi inaugurado em Setembro de 2009, tendo a autarquia suportado o seu custo total, de cerca de 800 mil euros, adiantou Narciso Mota.