A Câmara de Pombal promove hoje, pelas 18 horas, uma sessão de esclarecimento sobre radiações de antenas de telemóvel, na Escola Básica de Meirinhas. Depois, serão medidas as radiações emitidas pela antena ali instalada.
A acção resulta de um protocolo celebrado entre a autarquia e o Instituto das Telecomunicações. Mais tarde, o acordo prevê ainda a colocação de equipamentos de medição em permanência, durante três meses, em cinco pontos do concelho.
O vereador Michael António explica que o objectivo do município com estas iniciativas é “sossegar e informar a população”. “Tem havido pouca divulgação sobre este assunto”, avalia.
Junto à EB1 de Meirinhas já existe uma antena de telemóvel, em terreno do município. Agora, a autarquia autorizou a colocação de uma segunda antena.
Instalar estes sistemas em terreno público “resolve problemas de especulação e má vizinha”, afirma Michael António. O dinheiro que o município vai receber com a colocação da nova antena será entregue como subsídio à associação de pais da EB 1 de Meirinhas.
Sandra Mesquita Ferreira
sandra.ferreira@regiaodeleiria.pt