A Autoestrada 8 (A8) está cortada ao trânsito entre os nós de Alfeizerão e Tornada, no sentido norte-sul, devido ao abatimento do pavimento.
“Houve um abatimento do pavimento, num troço de 50 metros, ao quilómetro 92,6”, afirmou à agência Lusa o presidente do conselho de administração da Autoestradas do Atlântico, concessionária da via, José Braga, explicando que “a parte debaixo do piso está a ceder”.
Segundo José Braga, o deslizamento de terras foi detetado cerca das 17 horas, quando se procedia à reparação da situação.
O responsável adiantou que no local existe um talude que está na iminência de cair, pelo que a Autoestradas do Atlântico solicitou, como medida de precaução, a evacuação de uma casa habitada que se situa nas proximidades.
“Os seus moradores, um casal e uma filha, foram realojados num hotel na cidade das Caldas da Rainha”, esclareceu o responsável.
O presidente da concessionária da A8 acrescentou que “desde as 19h40 o tráfego entre os nós de Alfeizerão e da Tornada está a ser desviado pela Estrada Nacional 8”, situação que deverá prolongar-se até cerca das 21 horas.
“Todo o trânsito automóvel naquele troço vai passar a processar-se em duas das três vias de rodagem do sentido sul-norte”, esclareceu ainda.
O presidente da Autoestradas do Atlântico declarou que só quinta feira será possível dar uma previsão do tempo durante o qual o troço Alfeizerão-Tornada permanecerá encerrado ao tráfego.