A capital do badminton nacional é Caldas da Rainha. Sábado, foi inaugurado o Centro de Alto Rendimento (CAR) da modalidade, considerado pelo secretário de Estado do Desporto, um dos melhores do mundo.
Construído em Caldas da Rainha para “fazer jus” à história que a modalidade tem no concelho, onde a Federação Portuguesa de Badminton está sedeada há vários anos, o centro implicou um investimento superior a quatro milhões de euros (1,5 dos quais comparticipados pela autarquia local).
O CAR das Caldas da Rainha está integrado na zona do Complexo Desportivo Municipal e é constituído por uma nave principal com cinco campos de jogo e uma lotação total de 623 lugares. A nave principal é apoiada por uma outra, com dois campos de aquecimento, com capacidade para 90 lugares sentados.
Estes campos têm uma componente mais específica, destinando-se à utilização exclusiva de técnicos e atletas, funcionando na vertente de pequeno auditório. A ligação das naves funciona através do núcleo central, com balneários de atletas e árbitros, gabinete médico, salas de reuniões, formação e imprensa, sala polivalente e área de descanso de atletas.
O CAR está ainda apetrechado com ginásio e restaurante/bar, com capacidade para 92 pessoas no interior e uma área de esplanada/terraço.
O secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, considerou-o no sábado um dos de maior qualidade do Mundo.
“Esta é, se calhar, hoje, no Mundo, a instalação dedicada ao badminton de maior qualidade”, disse Laurentino Dias à agência Lusa, após a inauguração do CAR das Caldas da Rainha.
Sem esconder o “orgulho” na concretização do centro, Laurentino Dias sublinhou que “quem tem que ficar orgulhoso são os atletas, que passarão a partir de agora a ter um estímulo complementar para estar no desporto, em particular no badminton”.
José Rui disse:
Assim se escreve em Bom Português!