O Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) pode prever subida da idade de reforma. A notícia foi avançada pelo jornal Correio da Manhã, na semana passada. O Governo desmentiu mas o assunto está na ordem do dia.
De acordo com o jornal, a medida pretenderá acelerar o equilíbrio das contas públicas.
Aumentar a idade de reforma em Portugal dos 65 para os 67 anos de idade era o intuito.
Contudo, pouco tempo depois, o Governo reagiu garantindo que não planeia aumentar a idade da reforma dos 65 para os 67 anos, nem tão pouco que essa medida conste das suas propostas para o Plano de Estabilidade e Crescimento.
Ainda assim, o assunto entrou no debate público e há parceiros de Portugal na União Europeia que ponderam adoptar esta medida. Aumentar a ideia de reforma para os 67 anos é uma das principais medidas que o Governo alemão pretende implementar para reduzir o défice.
A questão é simples: Concorda com a passagem da idade da reforma de 65 para 67 anos?
Deixe o seu voto na sondagem on-line e a sua opinião na caixa de comentários deste artigo.
M. José Dinis disse:
Era importante encontrar medidas que garantissem a reforma futura dos que hoje trabalham. A reforma aos 67 anos na nossa realidade de mercado de trabalho é só e tão simplesmente patética. Basta olharmos para as taxas de desemprego e os sectores etários, para fácilmente deduzirmos o que irá acontecer com a alteração da idade da reforma: dois anos que o governo ganha
alvaro disse:
A idade da aposentadoria deveria ser uma combinação dos anos de trabalho ( com contribuição ao regime de aposentadoria ) com uma idade mínima. Exemplo 35 anos de trabalho + 50 anos de idade= 85 pontos. O trabalhador alcançando os 85 pontos na combinação poderia se aposentar.
Nelson cravo disse:
A idade da reforma, para bem ser deveria ser aos cinquenta anos. Mas como tal não é possivel para todos os portugueses, eu propunha que, a reforma fosse ao nivel da dureza do trabalho. Por exemplo é contra- prudecente , que um operário que sempre trabalhou na dureza da construção civil, tenha que continuar a trabalhar até aos 67 anos, sabendo eu por experiencia que aos 45 ou 50 anos este trabalhador já está todo rebentado. Enquanto que certos senhores que nunca fizeram nada de bom pela sociedade, mas por previlegio auferiram certos cargos publicos, e passados poucos anos se reformam com reformas milionárias.
Maria Gomes disse:
NÃO !
Baixa taxa de natalidade+elevada taxa de desemprego+maioria de desempregados são licenciados+trabalho precário e mobilidade familiar constante+deficiente apoio dos avós+qualidade de vida para quem trabalhou desde muito cedo.