Dia 25 de Março de 2010. Esta é a data prevista para a abertura do centro comercial da Sonae Sierra em Leiria. Em boa verdade, trata-se da transformação do Continente em Leiria Shopping. São 74 milhões de euros de investimento e a criação de mais de uma centena de lojas.
900 postos de trabalho, 1.900 lugares gratuitos de estacionamento e uma expectativa de vendas este ano na ordem dos 77 milhões de euros e oito milhões de visitantes por ano.
2014. A data não é certa. Mas é o horizonte temporal previsto. O terminal de transportes públicos no centro da cidade de Leiria desaparece. No seu lugar nasce um empreendimento que mistura comércio, habitações e serviços. O conceito, garantem os promotores, é inovador, e haverá pessoas a visitar a cidade só para ver o edifício. A ideia, afirmam, é usar as novas tecnologias no seu expoente máximo, num centro comercial de nova geração, que envolve todo o centro histórico (CH). Exemplo dessa filosofia é o desejo de ter, na própria administração, um representante do CH, e a constituição de cartões de compras e crédito comuns a toda a cidade, tal como um serviço de entregas ao domicílio comuns.
No quarteirão nascerá um novo complexo, com 10 pisos – cinco subterrâneos, dos quais quatro para estacionamento, os restantes para comércio e habitação. O troço da Avenida Heróis de Angola que o acompanha passa a pedonal e o trânsito circula dentro do próprio edifício, num túnel no piso zero, ao lado de um supermercado e Outlet permanente, onde todos os comerciantes da cidade poderão vender os seus excedentes. Nas frentes viradas para a avenida e para o rio serão instaladas esplanadas. Para erguer a obra, serão investidos cerca de 56 milhões de euros.
Data ainda incerta. Um centro comercial “retail park” entra em funcionamento no âmbito do Projecto de Intervenção Urbana que vai revolucionar toda a zona entre o Bairro dos Capuchos, Porto Moniz e Bairro de Jericó. Vias pedonais, praças, espaços verdes, edifícios destinados a habitação e comércio – nomeadamente um retail park, junto ao IC2 – integram o rol de alterações profundas na paisagem e nas acessibilidades de Leiria. A criação de um retail park, cuja fachada e estruturas serão verdes, para se confundir com a paisagem, integra este plano.
Este é um cenário que aponta para a criação em Leiria de três grandes espaços comerciais nos próximos anos. A questão surge como natural: Existe mercado para três centros comerciais na cidade de Leiria?
Deixe a sua opinião e vote na sondagem na nossa homepage.
ana disse:
leiria precisa de evoluir mais,sendo o distrito tem de chamar interesso as pessoas,e acho bem que abre porque ha muitas pessoas a precisar de trabalhar,tudo o que é para abrir,e contratar pessoas para trabalhar,eu dou o maior apoio.
Luxa disse:
Muito bem! Pois Leiria precisava sim de um SHOPPING sem ponta para dúvidas mas……….muita repetição de lojas, não concordo visto ser uma cidade pequena e ha tanta loja que não temos cá……..
em perfumarias, malas para não falar em desporto e tantas outras.
E porque não uma só de velas, por exemplo?! porque só roupa só roupa……..
Tivesse eu móni e saberia o que abrir……..
Hugo disse:
Eu tambem acho que ja era altura de leiria ter um shopping mesmo à seria com as lojas que hoje em dia todas as pessoas querem, e não apenas aqueles lojas que existem no maringá ou no D.Dinis, e como ja foi referido, muita das pessoas que moram em leiria deslocavam-se para coimbra ou lisboa para fazer as compras, agora está tudo mais fácil!
MR14 disse:
Na minha opinião Leiria já devia ter uma grande superficie comercial hà alguns anos atrás.
É raro deslocarmo-nos a Coimbra ou Lisboa e não encontrarmos alguem de Leiria.
Aguardo que passem os primeiros dias de abertura do Shopping para poder visita-lo um pouco mais à vontade, no entanto pelo que já tive oportunidade de ler, as grandes marcas que procuramos em outras cidades são efectivamente poucas as que iremos ter aqui. Parece-me que muitas das lojas disponiveis foram usadas para instalações de logistas que já se encontravam no centro da cidade. Isto leva-me a dizer: "venha mais um Shopping, mas venha com lojas que ainda não estejam representadas nesta cidade". MR14
pedro Soares disse:
concordo com a ultima opiniao aqui editada. onde esta a Quebramar, a gant , Decenio , a zara home , e restaurantes como um pasta caffe , caffe di roma . serao marcas a continuar fora da cidade de leiria. por isso considero existir espaço para mais um espaço comercial .terá de ter e ser é diferente e ter o que este nao tem . Até por que quanto maior for a qualidade da oferta maior o numero de visitantes .
Oops! disse:
De facto trata-se de uma lacuna a inexistência das lojas que referiu no LeiriaShopping. Mas convém relembrar que o shopping é uma expansão. Se calhar a SonaeSierra queria fazer um centro comercial muito maior (até porque anunciaram primeiro 108 e depois 124 lojas – o shopping tem 116) mas no local onde está não é possível… Fazer mais um piso significava tapar o castelo. Para além disso as marcas que referiu ou não quiseram instalar-se no shopping ou não foram a tempo. A Zara Home não abriu talvez porque a Inditex preferiu abrir todas as marcas de roupa (duas ainda não estavam em Leiria e as restantes não podiam ficar de fora). O grupo Ibersol preferiu não instalar a Pasta Caffé, para abrir manter a Pizza Hut e abrir a Pans e a Burger King.
Eu continuo com a minha ideia: o LeiriaShopping oferece as lojas que muitos queriam. Algumas repetem-se, é verdade, mas em Coimbra acontece exactamente o mesmo (tirando uma ou outra loja) e as lojas que existem no centro da cidade não podiam arriscar e perder clientes.
E sejamos honestos: lojas como as que referiu não enchem um shopping. O que enche são lojas-âncora como a Zara, a H&M ou a Fnac.
Isma disse:
Eu sou de Lisboa e já fui duas vezes a Leiria e de facto gostei muito o shoping é a melhor coisa que podia ter feito em Leiria, para as pessoas se distrairem, passearem, fazer compras, e passar o dia no shoping que e bastante agradável .
O que ma agradou mais no shoping foi a limpeza e o descanso que podemos fazer naqueles sofás maravilhosos, as lojas que gostei mais foi da bijutaria, perfumaria e maquilhagem zara e
H&M. Fiquei mais impresionada foi com a limpeza das casas de banho e que o shoping tinha bastante segurança
Oops! disse:
Não, não existe mercado. Leiria pelo número de habitantes que possui não tem capacidade para ter três shoppings. Além disso não são três shoppings. São dois mais um retail park. E isso faz diferença.
O shopping na rodoviária, embora seja uma boa ideia, poderá não conseguir ter um conjunto de lojas que chamem a atenção às pessoas. Veja-se que depois da abertura do LeiriaShopping a maioria dos promotores do shopping da rodoviária abandonaram esse projecto. Poderá ter sucesso se incluir lojas que não estejam no LeiriaShopping, mas mesmo assim acho complicado, visto que, embora não seja tão grande como os centros comerciais de Coimbra, o novo centro comercial reúne praticamente todas as lojas que os leirienses queriam há muito.
O retail park embora muitos achem bastante próximo do Continente, poderá ser uma boa ideia. Se avançar poderia abrir até um hipermercado para fazer concorrência ao Continente, por exemplo, o Jumbo. E, quem sabe, até a Rádio Popular podia sair da Boa Vista (que está cada vez pior) para ir para esse novo retail park. Estou a supor, apenas.
Quanto o ir a Coimbra: não se trata de uma loucura os leirienses irem a Coimbra, ou mesmo a Lisboa. Eu próprio ia a Coimbra várias vezes porque, antes de abrir o LeiriaShopping, havia uma maior variedade de lojas.
A maioria dos leirienses vive de aparências, é verdade, mas isso não significa que se possam instalar 500000 centros comerciais na cidade.
Duarte disse:
Acho que existe mercado,pois as pessoas aqui em Leiria,andam sempre loucas por compras que é uma coisa incrivel,e ate se deslocam para coimbra para fazer compras.Elas derretem o cartão de credito,muitas vezes não tem necessidade de comprar,mas vão comprar porque a amiga comprou.Leiria vive muito de aparecencias,e as pessoas são consumidoras excessivas.
Pedro O disse:
concordo contigo Luis T. A Av Herois de Angola cheia de pessoal era muito porreiro :D.
Luis T. disse:
Acho que há mercado pelo menos para mais um centro comercial, se este for no centro de leiria, por exemplo no lugar onde agora está o terminal de autocarros. Acho uma boa ideia fazer da av Herois de Angola uma avenida só de comercio e cheia de esplanadas e actividades de rua.