Aumentos entre zero e um por cento na indústria de vidro de embalagem lançaram a indignação entre os trabalhadores, que podem recorrer à greve na luta por melhores salários.
Na Marinha Grande, as actualizações para 2010 são de zero na Barbosa & Almeida, o,5% na Gallovidro e 1% na Santos Barosa. Uma “situação inaceitável” para o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Videira (STIV), que acusa as empresas de acumularem lucros de milhões ao mesmo tempo que usam a crise como desculpa para não partilhar a riqueza criada.
Não há contrato colectivo no sector, mas patrões e sindicatos costumam definir condições válidas para a Gallovidro, a Saint Gobain e a Santos Barosa. Este ano, as negociações terminaram sem acordo. Depois dos plenários que já decorrem nas empresas, a luta dos trabalhadores “pode passar pela greve”, afirma Etelvina Ribeiro, dirigente do STIV.
O vidro de embalagem dá emprego a 1.100 pessoas na Marinha Grande.
AMBRIZETE disse:
DE NOVO OS TENTÁCULOS DO PARTIDO COMUNISTA QUE, A PARTIR DA MARINHA GRANDE ONDE TEM MONTADO O SEU QUARTEL-GENERAL, NÃO TEM QUALQUER PEJO EM MINAR O AMBIENTE DE TRABALHO DESTA GENTE! A POLITIQUICE ULTRAPASSA TUDO O QUE É RAZOÁVEL, MESMO QUANDO ESTÃO EM CAUSA POSTOS DE TRABALHO QUE, A SEREM EXTINTOS POR RAZÕES ECONÓMICAS, DEIXAM MUITO BOA GENTE À MÍNGUA! SERÁ QUE OS AUMENTOS SALARIAIS SÃO, NESTA FASE TÃO NEGATIVA DA ECONOMIA, MAIS IMPORTANTES QUE A MANUTENÇÃO DOS POSTOS DE TRABALHO? PENSO QUE NÃO E O PRÓPRIO PC SABE-O MUITO BEM! NO MÍNIMO, DEIXEM QUE OS TRABALHADORES PENSEM POR SI MESMOS, E NÃO OS ARRASTEM PARA "SOLUÇÕES" QUE PODERÃO REPRESENTAR O FIM DO QUE TANTO ANSEIAM: O TRABALHO!
Vitor Santos disse:
Foi pena, Deus deu-lhe inteligência, mas não a sabe aproveitar.
Trabalhei, 43 anos, numa empresa destas tenho conhecimentos, que o Sr. devia procurar ter, para opinar.
Mas não, o seu anti COMUNISMO, é tão primário, que o cega. E cego é aquele que não quêre ver.
Por acaso conhece alguma destas Empresas? Por acaso sabe quais foram os seus lucros, oficializados.
A crise é só para aquelesque vendem a sua força de trabalho.
Aconcelho a ir a um Psi. Talvez a o SR: DR. Júlio Machado Vaz, porque com os conhecimentos que exprime, faz-lhe uma consulta, e explica-lhe qual é a sua doença.