O comandante dos Bombeiros Voluntários de Leiria acusou hoje o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) Centro, de accionar os meios mais distantes para ocorrências.
“O CODU aciona meios mais distantes para as ocorrências, o que é errado”, afirmou à Agência Lusa Almeida Lopes.
A acusação surge na sequência de um acidente de viação na segunda-feira à tarde, do qual resultaram dois feridos graves e um ligeiro, “a 200 metros do quartel”, na freguesia de Marrazes, mas para o qual foram mobilizados os Bombeiros Sapadores de Leiria, que saíram do centro da cidade.
Apesar de o CODU ter “um sistema de georeferenciação e, ao accionar outra corporação, esta deveria informar que existe outro corpo de bombeiros mais próximo”. O responsável sustentou que “esta situação é recorrente”.
Almeida Lopes, que deu conhecimento da situação ao Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, considerou que “os meios devem ser accionados de acordo com razões de proximidade e disponibilidade”.
O segundo comandante distrital de operações de socorro de Leiria, Carlos Guerra, reconheceu que “o CODU não acciona, por vezes, os meios que estão mais próximos e mais disponíveis junto da ocorrência”, situação que “não é nova e já foi reportada”.
À Agência Lusa, o Gabinete de Comunicação e Imagem do INEM, que tutela o CODU, esclareceu que Almeida Lopes “fez chegar ao CODU Centro” durante a tarde de segunda-feira o seu protesto, adiantando que a questão colocada dizia “respeito ao accionamento do veículo de desencarceramento”.
“No momento dos accionamentos, onde é explicada a cada central de bombeiros a situação em questão, os Bombeiros Sapadores informam o CODU Centro, por iniciativa própria, que vão accionar também o seu veículo de desencarceramento”, explicou o INEM.
De acordo com a instituição, neste caso, “de facto, existiu uma falha da parte do INEM”, dado que o CODU “apenas acciona meios para situações de emergência”, comunicando ao CDOS “sempre que existe uma situação de encarceramento”.
“Embora admitamos a falha a nível protocolar, a pronta e correcta assistência às vítimas não foi prejudicada”, salientou o INEM.
Povo da Povoa Velha disse:
Aqui vai os parabéns para o comande dos bombeiros de Leiria como ele trabalha com a sua equipa de combate a incêndios florestais que são bombeiros como nunca vi na vida no combate ao incêndio na serra da estrela combateram umas frentes que nunca na vida nenhuma equipa de bombeiros fazia o que eles fizeram o povo da Povoa Velha está-lhe muito grato pelos trabalho que eles fizeram ao combater este incêndio. (Já agora se poderem da vão umas lições ao comandante de Seia como se trabalha em grupo com o seu pessoas para ser notado o combate nos incêndios) Obrigado Tudo que precisarem desta terra esta ao vosso dispor.
Francisco Gomes disse:
Mas será que ainda há alguém que dá ouvidos a este senhor? O senhor comandante dos bombeiros voluntários até pode lá ter muitos homens cheios de vontade, mas desculpe dizer, de profissionalismo não têem nada, os poucos que o tinham tiveram de abandonar o regime ditatorial que reina nesse CB. “Quantidade não é sinónimo de Qualidade”.
Bomb CONCELHO Leiria disse:
É pena é o Sr. Comandante dos Bombeiros Voluntários de Leiria NÃO VIR PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL, sempre que as suas equipas vão fazer serviço "a 200 metros" dos quarteis dos outros Corpos de Bombeiros e as equipas destes estão no quartel com todos os meios disponiveis.
É uma vergonha…