Será possível a uma pequena ou micro-empresa desenvolver uma bem sucedida estratégia de marketing na internet, virtualmente a custo zero? Filipe Pinto, director do novo curso de pós-graduação em “webmarketing” da ESTG de Leiria, acredita que sim.
“O marketing deve ser desenvolvido onde estão as pessoas e elas estão na “web”, nos dispositivos móveis, nas redes sociais”, afirma o docente.
E acrescenta: “as empresas poderão realizar planos de marketing de forma predominantemente grátis”. É isso mesmo que este curso, o primeiro do país centrado no “webmarketing”, pretende possibilitar: “dotar as empresas com recurso limitados de ferramentas que permitam ir mais além [na área do marketing]”. É que o marketing na “web” permitiu democratizar a forma como os clientes chegam aos clientes: “antes era uma questão de orçamento, agora trata-se de criatividade”, considera. Será o advento do marketing “low-cost”.
O software gratuito para implementar uma estratégia de marketing adequada à ascensão da internet e das redes sociais existe e é esse que vai ser usado no curso que arranca dia 8 de Maio. “Queremos que as pessoas saíam do curso a saber implementar um plano de marketing para a Web”, reforça.
Baltazar Rodrigues, da secção de Investigação de Crime Informático da Polícia Judiciária; Joao Paulo Luz, responsável comercial no Sapo, TMN e MEO; Bruno Valverde Cota, da equipa de gestão da Universidade Corporativa do BES e Miguel Maio, director “webmarketing” da ILX Comunicação, são alguns dos docentes do curso que terá a duração de dois quadrimestres.