O excesso de pessoas nas saídas, cansaço dos peregrinos, doenças súbitas e perdidos são as principais preocupações da Proteção Civil durante a visita do papa a Fátima, disse hoje o comandante Distrital de Operações e Socorro de Santarém.
Joaquim Chambel adiantou à Agência Lusa que os quatro postos de socorro da Cruz Vermelha Portuguesa vão ser instalados nas entradas de Fátima para prestar assistência e socorro aos peregrinos que cheguem a Fátima debilitados.
Por sua vez, as pessoas perdidas podem contar com apoio dos dois postos do Corpo Nacional de Escutas a funcionar no santuário, afirmou.
Segundo o comandante Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Santarém, dois Postos Médicos Avançados do INEM vão ser instalados junto ao santuário para que a “maior parte das pessoas seja socorrida e tratada” neste postos e só em caso de necessidade sejam transportadas para os hospitais.
De acordo com Joaquim Chambel, 22 médicos vão estar posicionados em Fátima nos dias da visita de Bento XVI, entre quarta e quinta feira, e à volta do recinto vão ser colocadas várias ambulâncias que funcionarão como postos fixos.
Perto de 500 operacionais integram o dispositivo de proteção e socorro em Fátima, constituído por elementos da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Força Especial de Bombeiros “Canarinhos”, bombeiros de todo o distrito de Santarém, Cruz Vermelha Portuguesa, INEM e Escuteiros.
O CDOS de Santarém adiantou que bombeiros de Lisboa, Leiria, Santarém, Portalegre e Castelo Branco também vão poder intervir “em caso de necessidade”, estando localizados “muito próximo de Fátima” quarta e quinta feira, para poder atuar.
Joaquim Chambel adiantou que a operação de proteção e socorro vai estar a funcionar no terreno a partir das 17:00 de terça feira com um número mais reduzido de elementos, que atingirá os 460 operacionais às 12:00 de quarta feira, prolongando-se até ao final do dia de quinta feira.
Também na dependência do dispositivo de Proteção Civil está o comandante operacional municipal que coordena o apoio dos serviços de lixo, água e luz.
O papa Bento XVI visita Portugal entre terça e sexta feira com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.