O barco de pesca “Mar e Pesca”, registado no porto de Sesimbra, naufragou ontem a 30 milhas a oeste de Peniche, mas todos os pescadores conseguiram salvar-se, disse à Lusa o comandante da Capitania de Peniche.
“Cerca das 20 horas, um navio italiano que seguia para Gibraltar comunicou ter avistado uma jangada salva-vidas a 30 milhas de Peniche, com os pescadores a bordo”, disse à Lusa o comandante da Capitania de Peniche, Luís Patrocínio Tomás.
Segundo a mesma fonte, os 10 pescadores foram recolhidos pela embarcação italiana “Leticia-F”, de transporte de produtos químicos, e estão a ser transportados para sul.
A corveta Afonso Cerqueira foi acionada, para recolher os náufragos, ao largo da costa, ainda hoje à noite, em local a definir.
“Os pescadores estão bem de saúde”, assegurou Luís Patrocínio Tomás, que tem mantido o contacto com o navio italiano.
“Mar e Pesca”, um barco da pesca do palangre, afundou-se cerca das 18 horas, quando efetuava uma manobra que originou a entrada de água na embarcação.
“A tripulação não conseguiu activar qualquer meio de alerta e apenas teve tempo para lançar a balsa salva-vidas ao mar”, descreveu o comandante.