Um grupo de alunos do Colégio Dr. Luís Pereira da Costa, em Monte Redondo, Leiria, participou num projecto através do qual vão ver os seus nomes viajar em direcção a Marte, a través da sonda espacial Curiosity.
No âmbito do projecto PlayKit, subordinado à área do modelismo, alunos tiveram oportunidade de participar na montagem de kits, pintura e construção de miniaturas.
“Este ano comemoram-se os 40 anos da ida do homem à lua”, refere o professor José Costa, explicando que este foi o principal motivo da escolha do tema para este ano.
Por entre estrelas, planetas e galáxias do universo, estes 23 “astronautas leirienses” do projecto produziram três modelos de equipamentos ligados à exploração espacial, nomeadamente, um protótipo de um vaivém espacial, a Saturno 5 – foguete lunar levou os astronautas à Lua – e um modelo lunar.
Com o entusiasmo como força motriz, os jovens investigadores do 2.º ciclo do colégio conseguiram transmitir ao professor de Educação Visual e Tecnológica a vontade de “dar asas” ao projecto. Neste sentido, José Costa conseguiu o apoio material da Embaixada Americana e da NASA.
Em 2011, será enviada para Marte, a sonda Curiosity, que segundo o José Costa, vai percorrer 100 milhões de quilómetros. A identificação dos alunos será gravada no microchip a bordo da sonda.
Anabela Pato
Anabela.pato@regiaodeleiria.pt.