Os quatro aventureiros que arrancaram no dia 1 de Maio de Leiria rumo a Xangai, ao volante de dois jipes, chegaram hoje de madrugada à meta, completando um percurso de 19.650 quilómetros.
“Estamos um pouco cansados porque nas últimas duas noites só dormimos três ou quatro horas, mas cumprimos o nosso objectivo”, contou à agência Lusa Afonso Cerejo, um dos organizadores da expedição.
Nas duas últimas etapas fizeram uma média de 1.000 quilómetros por dia.
“Missão cumprida!”, exclamou Afonso Cerejo.
O objetivo era chegar a Xangai na véspera do dia de Portugal na Expo 2010, que será assinalado no próximo domingo (dia 6 de Junho), celebrando assim as relações luso-chinesas.
Ao volante de dois jipes Land Rover Discovery, os quatro portugueses atravessaram doze países antes de chegarem à fronteira entre o Cazaquistão e a China, no dia 24 de maio.
A Expo2010 é a maior exposição universal de sempre, com cerca de 240 países e organizações internacionais, e decorre de 01 de maio a 31 de outubro, dedicada ao tema “Better City, Better Life” (Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida).
Portugal apresenta-se como “uma praça para o mundo” e “um mundo de energias”, conceitos que procuram ampliar a posição geoestratégica do país (“porta do Atlântico”) e a “criatividade e inovação” dos portugueses.
O pavilhão português – um edifício de 2000 metros quadrados, revestido de cortiça – foi visitado por mais de 500 mil pessoas durante o primeiro mês da Expo 2010.
Para o “Dia de Portugal” no certame (6 de Junho) estão programados dois espetáculos com Mariza e Sónia Tavares e uma “Arruada Minhota”, com um rancho folclórico e um grupo de Zés Pereiras de Viana do Castelo.
Dois ministros – Economia, Inovação e Desenvolvimento e Ambiente e Ordenamento do Território, Vieira da Silva e Dulce Pássaro, respetivamente – representam o governo nas celebrações oficiais daquele dia.
Afonso Cerejo, 46 anos, técnico industrial especialista em moldes – e “aventureiro e amante de desportos radicais”, como gosta de apresentar-se – trabalha desde 2008 em Changzhou, leste da China.
Os seus companheiros de viagem são o empresário Rui Gaspar, 54 anos, o médico Luis Abreu, 47, e o surfista João Caiado, 26, o mais novo dos quatro e o único que nunca esteve em Pequim.