A livraria Arquivo, em Leiria, festeja 10 anos da sua identidade. Além de um espaço remodelado, oferece nos próximos dias uma programação cultural intensa que terá o ponto alto a 30 de Junho.
A reabertura de portas é amanhã, sexta-feira, dia 25 de Junho, e para o dia seguinte, sábado, e propõe um espectáculo do Projecto Artes Novas, às 18h30.
A partir de autores como José Régio, Florbela Espanca, Sophia Mello B. Andresen, Natália Correia, Fernando Pessoa, António Gedeão, Lobo Antunes, Camões, Mário de Sá-Carneiro, Manuel Alegre ou Vinicius de Moraes, o colectivo artístico cruza artes e afectos
Dia 30 de Junho, o dia do décimo aniversário desde a abertura da livraria no actual espaço e conceito, o programa comemorativo contempla diversas actividades.
O destaque vai para a iniciativa “A Vida não Basta – Encontros na Arquivo”, às 18h30, em que diversos convidados vão abordar o tema “As diferentes formas de ler e contar a realidade – a Importância da Leitura”.
Nesta primeira sessão são convidados da Arquivo Francisco José Viegas (escritor e editor), Inês Fonseca Santos (co-autora de “A história devida”, jornalista do “Câmara Clara”, Produções Fictícias), Paulo Kellerman (escritor) e Pedro Neves (documentarista e jornalista).
António Cova lerá alguns textos de “A história devida” e Álvaro Romão, cineasta, será o moderador da conversa.
No final, há lugar e tempo também para um mini-concerto de “A Caruma” e para um espectáculo especialmente preparado para a Arquivo pela Escola de Dança Clara Leão.