Leiria, que detém o título de Cidade Europeia do Desporto, vai acolher este ano as “duas mais importantes competições” de atletismo: Campeonatos de Portugal e Campeonato Nacional de Clubes.
Na cerimónia de apresentação das competições, que decorreu ontem, quarta-feira, o autarca Gonçalo Lopes enalteceu a importância do atletismo para Leiria, sendo uma “das modalidades de maior sucesso no nosso território”, lê-se em nota de imprensa.
Para o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, citado em comunicado, foram as “qualidades das infraestruturas na cidade” que garantiram a escolha: “Leiria oferece-nos o melhor palco para o atletismo e não é só o Estádio Municipal, é também o Centro Nacional de Lançamentos (CNL). Falo de equipamentos privilegiados, não só para treino, mas também para o alto nível”.
O vereador do Desporto, Carlos Palheira, aproveitou a ocasião para realçar que Leiria “não só tem os melhores palcos” para a modalidade, como “a melhor escola de formação” do país, a Juventude Vidigalense, e a “melhor escola de árbitros”, a Associação Distrital de Atletismo de Leiria.
Os Campeonatos de Portugal ocorrem nos dias 25 e 26 de junho e contam com a presença dos atletas Auriol Dongmo, Patrícia Mamona, Pedro Pichardo, Evelise Veiga, João Coelho, Isaac Nader, entre outros.
No entender de Carlos Palheira, trata-se de um evento marcado pela “ansiedade e adrenalina”, porque constitui a última oportunidade dos atletas portugueses conseguirem obter marcas de qualificação para os Mundiais de Oregon, nos Estados Unidos, entre 15 e 24 de julho.
Já o Campeonato Nacional de Clubes acontece entre 30 e 31 de julho, antecedendo o europeu da modalidade, que está este ano marcado para Munique, na Alemanha, entre 15 e 21 de agosto. Irão estar em competição as equipas masculina e feminina da Juventude Vidigalense pela 18ª e 24ª época consecutiva, respetivamente.
Segundo o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, citado em comunicado, esta aposta da autarquia de Leiria no desporto “devia ser um exemplo para os outros 307 concelhos”.