A Juventude Social-Democrata do distrito de Leiria defendeu esta semana a concessão de linhas de crédito bonificadas destinadas aos agricultores.
A posição da JSD surge após uma reunião entre o presidente da estrutura laranja e representantes da Associação de Jovens Agricultores Portugueses.
Para a JSD, o crédito bonificado deveria substituir os subsídios a fundo perdido, que “não são mais do que armadilhas (…) já que os montantes recebidos são colectados como lucros, numa fase em que as explorações ainda não têm capacidade para serem auto-suficientes”.
A promoção do emparcelamento dos terrenos é outra das medidas defendidas pelos jovens social-democratas, como forma de rentabilizar as explorações. Numa nota enviada à comunicação social, a distrital da JSD “faz mesmo um alerta às entidades governamentais, considerando que para a região e para o país é estratégico apostar decididamente na valorização do sector primário, criando incentivos para os jovens se dedicarem à agricultura e às pescas.