As 27 salas de cinema em funcionamento no distrito de Leiria arrecadaram um milhão de euros no primeiro semestre de 2010, período em que venderam 194.138 bilhetes para 8.981 sessões.
De acordo com dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual, a exibição de filmes no distrito representa 2,7 por cento da receita nacional e 2,4 por cento do total de espectadores, de Janeiro a Julho.
Os filmes chegam a sete municípios, a facturação ascende a 1.041.393 euros. Dois terços deste valor são gerados nas 17 salas do concelho de Leiria (José Lúcio da Silva, Miguel Franco, Cinema City, LeiriaShopping e Monte Real), que cederam 129.365 admissões a troco de 715.673 euros.
Caldas da Rainha, com cinco ecrãs, é o segundo concelho com mais espectadores (55.572), seguindo-se Ansião (3.101), Alcobaça (2.561), Batalha (2.014), Marinha Grande (1.302) e Alvaiázere (233). Ourém, no distrito de Santarém, somou 1.507 entradas.
No distrito de Leiria cada sessão recebe em média 22 espectadores, cada um pagando 5,30 euros.
Os dados referentes ao primeiro semestre de 2010 são influenciados pela abertura dos cinemas Castello Lopes no LeiriaShopping – em Maio, sete salas – e pela diminuição dos conteúdos cinematográficos na programação do Teatro José Lúcio da Silva.
Este espaço, em comparação com o primeiro semestre de 2009, regista uma quebra de 50 por cento na afluência. O LeiriaShopping, por outro lado, soma 50 mil espectadores em três meses.
De Janeiro a Julho, os portugueses pagaram 38 milhões de euros para ver cinema. Uma subida de +14,7 por cento face ao período homólogo. O total de bilhetes vendidos ascendeu a 7,8 milhões (+7,3 por cento). Destes, 40 por cento em Lisboa e 20 por cento no Porto.
Os filmes mais vistos foram “Avatar”, “Alice no País das Maravilhas”, “Como treinares o teu dragão”, “Príncipe da Pérsia” e “Robin Hood”. Zon Lusomundo, Castello Lopes, UCI, NLC e Medeia são os cinco maiores exibidores.
Teresa disse:
Não é só 3 D que os chama! Alcobaça, apesar de ter um cinema novo, tem umas cadeiras extremamente desconfortáveis. Depois, caiu no erro crasso de trazer os filmes que se vêem aos domingos, já que as pessoas quando têm de se levantar cedo para trabalhar, não costumam sair à noite.