Os amigos de Alex hão-de lembrá-lo para sempre com aquele ar de quem está de bem com a vida. Como ele esteve, até ao fim. Mesmo que o fim tenha sido demasiado cedo. Alexandre Gaspar, 44 anos, o designer que se celebrizou em Leiria como ilustrador, morreu na semana passada, vítima de doença prolongada.
Nasceu na Beira. Trouxe de Moçambique as raízes de uma alegria de viver contagiante, que transformou em serenidade, até ao fim dos dias.
“A mensagem que passou àqueles que amava foi sempre de confiança e de esperança”, conta Ana Sousa, a mulher que com ele dividiu a vida, em mais de 20 anos de partilha. E mesmo quando a doença o traiu, nunca desarmou.
Alexandre Gaspar estudou Belas Artes em Lisboa e Nova Iorque. Os seus trabalhos de fotografia, ilustração e Banda Desenhada fazem parte do espólio de diversos jornais, como o Público, Independente, Expresso, Diário de Leiria, entre outros.
Expôs por diversas vezes na cidade que escolheu como sua, em galerias e bares diversos. Ficou célebre uma ilustração em particular, que intitulou “A Cidade” (de Leiria) na era de Lemos Proença, antigo presidente da Câmara – reproduzida nesta edição. E esse legado, a morte não pode levar.
Paula Sofia Luz
paula.sofia@regiaodeleiria.pt
Joe disse:
Very sad news to hear that our lovely Gaspar passed away. He was a unique, fun and charismatic person and I shall miss him dearly. Rest in peace my friend.
Heduino Rodrigues disse:
Fiquei chocado com esta noticia embora já antiga. Fui colega do Gaspar nas Belas Artes e na residência António Aleixo em Lisboa onde moravamos durante o tempo em que tiramos o curso de Design de Comunicaçao. Personagem invulgar mas amigo, passava horas a desenhar as suas criaçoes. Nao sei porquei mas lembrei-me procurá-lo mas já fui tarde. Grande saudaçao aos amigos e familia.