A abertura de cantinas ao fim-de-semana para fazer face ao contexto de crescentes dificuldades económicas, é uma possibilidade actualmente em estudo por parte da Câmara da Marinha Grande.
Álvaro Pereira, líder do executivo, admite que “se houver necessidade a Câmara irá implementar esse serviço ao sábado e ao domingo, custe o que custar”.
O autarca refere ter a indicação de que as carências de alimentação dos mais jovens ao fim-de-semana, não se cingem aos alunos cabo-verdianos que frequentam a Escola Profissional e Artística da Marinha Grande: “Sou confrontado com notícias que revelam que de facto as únicas refeições que algumas crianças comem são aquelas que são fornecidas nas cantinas. Aliás, este é um fenómeno que existe em todo o país”.
Os serviços sociais da autarquia deverão avançar com o rápido levantamento deste tipo de situações, visando aferir da necessidade de prolongar pelo fim-de-semana o funcionamento de algumas cantinas. Sendo certo que não será possível assegurar a abertura de todas
as cantinas, a que fornece os funcionários da autarquia é uma das que pode ser abrangida pelo alargamento de horário.
Carlos S. Almeida
carlos.almeida@regiaodeleiria.pt