Terá sido a campanha mais disputada de que há memória entre os estudantes da Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria. Não apenas pelo número de listas candidatas à associação – foram cinco ao todo – mas também pelo dinamismo que imprimiram à batalha eleitoral.
“Nunca vi nada assim”, confidenciou um docente ao REGIÃO DE LEIRIA, tal o envolvimento e determinação dos candidatos em angariar votos.
Alice Guarda, líder da lista vencedora e aluna do 12º ano, confirma e exemplifica: “Oferecemos bolos, águas, preservativos, flores e chupachupas, insufláveis e música com um dj e dois violonistas”.
Distribuíram ainda flyers todos os dias, dedicando um dia a cada um dos temas que pretendem trabalhar ao longo do ano. “O que nos distinguiu foi o facto de nos termos sempre antecipado”, adianta Alice Guarda.
A campanha demorou apenas uma semana, mas o processo eleitoral prolongou-se por três, já que a primeira votação – que recolheu mais de 700 votos – foi anulada depois de detectados mais 26 votos do que o número de votantes.
As eleições repetiram-se com muito menos participação e obrigaram, como se previa, a uma segunda volta entre as listas J e C. Ganhou a lista J com 146 votos, mais 19 do que a C.
Alice Guarda: “Queremos fazer a diferença”
Entrevista à presidente da Associação de Estudantes da Secundária Domingos Sequeira, Leiria
Martine Raínho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt
Abel disse:
Não se trata de inveja mas sim de justiça. O último comentário postado tem algo em que concordo de forma plena – " É que a Escola … é também a nossa escola para a vida!" – por subscrever completamente esta afirmação considero uma lástima um grupo de estudantes que para atingirem o "poder" têm de utilizar métodos injustos. Caso muitas pessoas não saibam falsear votos seja em eleições para presidente da republica, camaras municipais ou até para uma "simples" associação de estudantes é considerado CRIME. Se jovens da nossa idade para atingirem um fim utilizam métodos ilegais questiono-me que individuos adultos irão ser e valores sociais/morais possuirão. Fica aqui um simples comentário de alguem que foi um espectador assiduo de esta grande embrulhada na Escola Secundária de Domingos Sequeira. Cumprimentos
Ambrizete disse:
Havendo a possibilidade de vocês, no futuro, serem condutores deste País, quero partir do princípio de que esta troca de mimos não passa de pura brincadeira! É que a Escola…é também a nossa escola para a vida!
xana disse:
olha abel a inveja e uma coisa muito feia ..