Chama-se “Buteo buteo” e já anda à solta algures na freguesia do Louriçal. O que é? Uma águia-asa-redonda, que foi devolvida dia 9 de Dezembro à liberdade, na EB1 de Casal da Rola.
O animal foi encontrado com várias fracturas e entregue a uma equipa do SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente), da GNR, que o encaminhou para o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS).
Aí, a “Buteo buteo” esteve a ser tratada e treinada para poder volta ao seu habitat natural. Durante o período de recuperação, a ave ganhou uma madrinha: a Junta de Freguesia do Louriçal. E, por isso, teve também direito a uma cerimónia pública na altura de regressar ao reino animal.
Dia 9 de Dezembro de manhã, as crianças da EB1 de Casal da Rola assistiram à libertação da águia. E aprenderam algumas lições sobre a forma como devem tratar os animais, numa acção de educação ambiental promovida pelo CERVAS.
A águia de asa redonda é uma ave comum na zona do Louriçal. Foi por se tratar de uma “ave da terra” – e para sensibilizar para a importância de proteger os animais – que a Junta de Freguesia decidiu apadrinhá-la.
Sandra Mesquita Ferreira
sandra.ferreira@regiaodeleiria.pt