O LeiriaShopping, um investimento de 79 milhões de euros inaugurado em Março deste ano, foi vendido pela Sonae Sierra ao Sierra Portugal Fund por 92 milhões de euros.
Em comunicado, a Sonae Sierra explica que a operação, contemplando 100% do capital, reforçou o objectivo de aumentar a actividade de gestão de activos.
O Sierra Portugal Fund foi criado em 2008 com oito centros comerciais portugueses com o propósito de proporcionar retorno aos investidores por via da distribuição de dividendos e valorização do capital. A participação da Sonae Sierra no fundo aumenta agora para 47,5%.
Na inauguração, a empresa anunciou esperar vendas no valor de 77 milhões de euros durante o primeiro ano de funcionamento do LeiriaShopping, centro comercial que funciona no Alto Vieiro, em Leiria, com cerca de 120 lojas, incluindo cinemas e restauração.
O empreendimento ajudou a Sonae Sierra a aumentar os proveitos directos dos investimentos realizados, que no final do terceiro trimestre estavam 8% acima do valor registado no momento homólogo de 2009.
Desde Janeiro, o resultado líquido da empresa engordou 116% para 14,9 milhões de euros, enquanto a margem operacional líquida (EBITDA) cresceu 13% para 89,9 milhões de euros, algo que a Sonae Sierra explica com a abertura de novos investimentos, diminuição de custos e ganhos de eficiência.
As vendas e as rendas do portfólio também cresceram.
No final de Setembro, a Sonae Sierra tinha três centros comerciais em construção e mais sete projectos em diferentes fases de desenvolvimento em Portugal, Itália, Alemanha, Grécia, Roménia e Brasil.
António disse:
Isto têm um nome "Engenharia Financeira", só resta saber onde é a sede desta empresa (Sierra Portugal Fund ).
Gustavo disse:
um movimento interessante.. de sierra para sierra.
muitos milhões a circular de um lado para o outro… que no fundo acabam no bolso dos mesmo 😛