Votação encerrada. Obrigado pelo seu voto. Os resultados serão divulgados na próxima sexta-feira na edição em papel e no nosso site.
O REGIÃO DE LEIRIA passou a pente fino o ano que agora está a terminar e seleccionou dez personalidades que marcaram a agenda informativa de 2010 . Deixámos aos nossos leitores o desafio de eleger a figura do ano.
A votação terminou às 17 horas de terça-feira, dia 28, e os resultados serão conhecidos na última edição do ano do REGIÃO DE LEIRIA.
Os dez nomeados:
António Marto
O bispo da diocese de Leiria/Fátima foi co-responsável pelo convite ao Papa Bento XVI que, em Maio, esteve em Portugal e na diocese que encabeça.
Alexandre Patrício Gouveia
Responsável máximo da Fundação Batalha de Aljubarrota, viu o Campo Militar de São Jorge reconhecido como monumento nacional.
Carlos Lopes
O ex-deputado e agora adjunto do Governado Civil de Leiria esteve no centro de todas as polémicas, alvo de acusações de corrupção.
Carlos Matos
O responsável do Fade In, assegurou, com sucesso, o primeiro festival internacional de música gótica no Castelo de Leiria.
Carlos Vieira
O presidente da Auto Sueco Coimbra, e fundador da Nerlei, lidera a empresa que se destaca pela aposta forte na internacionalização. Turquia e Espanha são alguns dos países onde a empresa está a ganhar terreno.
Gonçalo Lopes
Rosto de uma nova dinâmica da política cultural da autarquia leiriense, o vereador aposta no reforço da proximidade com os munícipes através de iniciativas com visibilidade, a baixo custo.
Hélder Roque
O homem forte do Hospital de Leiria consegue que aquela unidade hospital seja tida como referência. Já na época natalícia, “ganhou” o Hospital de Pombal que se junta a Leiria para constituir um novo centro hospitalar.
Leonel Pontes
Apostou na reabilitação financeira da Leirisport, de que foi administrador, mas não resistiu às divisões internas, batendo com a porta no início de Dezembro.
Olegário Benquerença
O árbitro leiriense de futebol chegou mais longe que a selecção das quinas no Mundial da África do Sul, apitando os quartos de final da competição. É o português que mais jogos arbitrou num só mundial.
Pedro Caixinha
O treinador do União de Leiria acaba o ano com a equipa em quarto lugar na Primeira Liga e a sonhar com a Europa.
Tiago Moreira disse:
Na minha opnião o Dr. Alexandre Patrício Gouveia é dos melhores,senão o melhor ! Trata-se de um monumento nacional que preservará para a eternidade a importância da História de Portugal. E este lugar historico vai ficar para sempre valorizado, ao contrário de alguns acontecimentos que foram referidos relativamente aos candidatos anteriores !
Aqui têm o meu voto !
Desportista disse:
Personalidade do ano no distrito? Para mim é fácil, claramente Tanque Silva, pelo enorme trabalho que tem desenvolvido, de uma forma gratuita no blog Futebol Distrital de Leiria, onde divulga o futebol do distrito
Fernando Silva disse:
De todos os nomeados, de longe, o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santo André, o Dr. Hélder Roque, é o que tem obra feita de maior visibilidade.
Trata-se de pessoa altamente competente, honesta e incorruptível e, só por isso, faz a diferença. Alguns dos restantes nomeados não passam de "fait divers" do "Região de Leiria", o que se tolera em época festiva.
Ana Narciso disse:
Samuel Martins e Artur Menezes
M Isabel Gonçalves disse:
É uma pena que Leiria não consiga acompanhar o "desenvolvimento" de outras cidades congeneres da europa e do mundo no que respeita à igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, à cidadania e as direitos humanos. Choca-me o facto de não haver sequer uma mulher que mereça, fazer parte deste sufrágio – mesmo que tivesse que se relevar o facto de não ser alvo de "acusações de corrupção" … ou isto é para rir?
Jaime Figueiredo disse:
Palavras verdadeiras, onde em meia duzia de linhas denuncia um falha na nossa sociedade, e põe a nu o nossa provincianismo. Leiria merecia melhor, mas se calhar temos o que merecemos.
Moita Francisco disse:
Comentar o Quê? A hipocrisia e os conceitos de alguns interesses direccionados, sempre para as mesmas pessoas. A destacar alguém, mas mesmo assim com algumas reservas seria D. António Marto, mas mesmo este, terá de ter outras atitudes e comportamentos e algum cuidado com os denominados "parasitas da sociedade civil " que gravitam directamente em seu redor, nomeadamente os da possível falsa solidariedade.