O trânsito vai sofrer grandes alterações no centro da cidade de Leiria em Janeiro. As medidas visam diminuir os constrangimentos provocados por várias obras em curso, argumenta a autarquia.
As mudanças passam pela circulação em sentido único nas ruas Comissão de Iniciativa e do Lis e entre a Rotunda do Sinaleiro e o Largo Paulo VI, bem como nos dois sentidos nas ruas de Tomar e Conde Ferreira. Chegou a ser ponderada a inversão do sentido de marcha num troço da Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque. Esta hipótese porém não se concretizou e o sentido único actualmente vigente irá manter-se, ao contrário do que é referido na edição impressa desta semana do REGIÃO DE LEIRIA.
Segundo explicou ao nosso jornal o vereador António Martinho, existe uma forte pressão automóvel no centro da cidade fruto das obras em curso na Rua Tenente Valadim e no IC2.
As obras na Rua Tenente Valadim “entraram numa nova fase que implica o encerramento total da rua, com consequente diminuição de fluidez do tráfego automóvel no centro da cidade, agravada pelos constrangimentos do IC2, cujas obras estão ainda a decorrer”, esclarece a autarquia.
Ora, “nas cidades deve-se dificultar as entradas e facilitar as saídas para evitar os congestionamentos”, acrescentou ainda António Martinho, referindo a necessidade de diminuir para duas as entradas na Rotunda do Sinaleiro.
As mudanças irão assim verificar-se na zona do Largo 5 de Outubro, com o trânsito a circular apenas no sentido Rotunda do Sinaleiro/Avenida Heróis de Angola.
Nas ruas Comissão de Iniciativa e do Lis, os automobilistas poderão apenas seguir no sentido Fonte Quente/Rua de Tomar, podendo cortar para a esquerda ou para a direita no entroncamento da Rua do Lis com a Rua Conde Ferreira. Junto ao Hospital D. Manuel de Aguiar, serão reactivados os semáforos, não podendo os automobilistas virar para a Rua do Lis, pelo que o trânsito poderá estar sujeito a demoras, alerta ainda a autarquia.
Segundo nota da Câmara, foi ainda tida em conta a necessidade de garantir a funcionalidade dos transportes públicos colectivos, com alterações mínimas aos seus percursos.
Um Info Mail com as alterações ao trânsito no centro da cidade deverão entretanto chegar a todas as caixas postais do concelho.
Martine Rainho
martine.rainho@regiaodeleiria.pt
Mapa: Câmara Municipal de Leiria
Carlos Lopes disse:
Constrangimentos no IC2?, agora que terminou a obra. Caro Sr. Vereador no auge das obras do IC2 ninguém apareceu para ajudar, apenas a Policia já no fim quando a peressão já era muita. O que se está agora a fazer no IC2 são arranjos exterior (flores e sinalética) a circulação automóvel já se faz sem constrangimentos.
Já agora para quê gastar dinheiro com o infomail para as caixas do correio. Publicar as alterações nos site da autarquia e nos jornais bastava. É nas pequenas coisas que se poupa.
cumprimentos
Ana M.T. disse:
E será que o Sr. vereador também pensou numa solução para aceder ao Colégio Nossa Senhora de Fátima??
Onde é que os Pais podem estacionar os carros para poderem levar em segurança os filhos?
E porque é que não terminam as obras numa rua de cada vez, ao invés de "abrirem" obras em várias ruas ao mesmo tempo, condicionando assim os acessos?
Gostaria de ver o Sr. Vereador a responder a estas questões.
Obrigado