Que tal música ou teatro a acompanhar o jantar? O restaurante Tuá Tuá, no centro histórico de Leiria, inaugura hoje, sexta-feira, o seu programa de espectáculos de autor, que promete indulgência sensorial e deleite gastronómico uma vez por semana, à quinta ou sexta-feira.
António Cova é o responsável pela música na noite de hoje, abrindo a proposta que pretende criar um conceito diferente na cidade, cruzando gastronomia e cultura – afinal, o espírito que norteou a abertura do Tuá Tuá, cujo subtítulo é “Cozinhartes”.
Além de António Cova, a cultura à hora de jantar vai rodar pelo encenador Pedro Wilson e o grupo de teatro “O Gato” (Graça Laranjeira escreveu uma peça especialmente para o espaço), uma noite de jazz e o músico Nuno Gomes. “O objectivo é que as pessoas possam desfrutar de boa comida e um bom espectáculo, diferente todas as semanas, de forma regular, gratuita e no centro histórico de Leiria”, explica Nuno Gomes, que coordena o projecto com Albano Andrade, responsável pelo Tuá Tuá.
A intenção é, também, revelar os muitos músicos que Leiria tem, que poderão mostrar-se semanalmente, a convite do artista responsável por cada semana. “No último ‘Há música na cidade’ fiquei surpreendido quando soube que havia 700 músicos de Leiria a tocar na rua. Há muita gente que toca bem mas não se mexe para mostrar o que faz. Aqui podemos dar-lhes essa oportunidade”, sublinha Nuno Gomes.
O registo das actuações será sempre “pouco pesado”, promete Nuno Gomes, para não sobrecarregar o jantar. Hoje, com António Cova, ainda não se sabe o que o vocalista dos Assacínicos, Beijo Negro ou Vanda vai mostrar: “Ainda não sabemos o que vai fazer, mas será bom de certeza!”.