A Orquestra de Jazz de Leiria, formada por 19 músicos profissionais do distrito, dá o concerto de estreia dia 1 de Abril, no Castelo de Leiria, anunciou o diretor musical, César Cardoso.
Na conferência de imprensa de apresentação da orquestra, em Leiria, César Cardoso, membro do grupo Desbundixie, do Ensemble de Saxofones do Hot Club de Portugal, e da Big Band do mesmo clube, explicou que desenvolveu a ideia de criação da orquestra devido à sua experiência nesta área e à inexistência de uma “big band” em Leiria.
“Apresentei à câmara e, no final de várias conversas, apesar das dificuldades financeiras, conseguimos que, a nível logístico, fosse possível algum apoio”, disse César Cardoso.
O responsável adiantou que o facto de haver muitos músicos de jazz no distrito influenciou a decisão: “É uma comunidade ‘jazzística’ que já se conhece”.
“Temos muitos músicos, o que é ótimo, e há muitos a estudar, o que faz acreditar que o projeto tem pernas para andar”, continuou o diretor musical, acrescentando que a orquestra vai ter cinco saxofones, três trombones e uma tuba, cinco trompetes, além de vibrafone, piano, guitarra, contrabaixo e bateria.
César Cardoso reconheceu que o “vibrafone e a tuba não são muito usados em orquestras de jazz”, esclarecendo, contudo, que contribuem para “criar uma sonoridade diferente, o que traz benefícios”.
Os ensaios começaram em fevereiro, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, e no concerto de estreia a recém-formada Orquestra de Jazz de Leiria, com elementos entre os 17 e os 32 anos, promete um repertório com clássicos, como Duke Ellington, Count Basie ou Ted Joans, mas também “um ou dois temas mais modernos”.
“Como é uma formação muito grande tem um impacto maior por ser no Castelo”, admitiu ainda o diretor musical da orquestra, esperançado que o público corresponda e que o projeto contribua para “divulgar o nome de Leiria no país e, quem sabe, fora dele”.
O primeiro concerto da Orquestra de Jazz de Leiria começa às 22:00 de dia 01 de abril e decorre no âmbito do projeto “Castelo de Sons”, uma organização do município e da Sociedade Artística Musical dos Pousos.
A iniciativa, que decorre até outubro, prevê a realização de um concerto mensal no Castelo de Leiria, percorrendo diversos estilos e vários séculos da história da música.
O valor do bilhete para cada concerto equivale ao custo de entrada no monumento, no máximo dois euros.