Dois indivíduos suspeitos de vários crimes na zona centro do país foram, na terça-feira, detidos pela GNR e ouvidos pelo Tribunal de Alcobaça que lhes decretou apresentações periódicas às autoridades.
Os dois homens, de 21 e 31 anos, foram perseguidos pela GNR de S. Martinho do Porto (Destacamento das Caldas da Rainha) por não terem acatado a ordem de paragem durante uma operação de fiscalização de trânsito.
No decurso da perseguição, que ocorreu cerca das 05:30 de terça-feira, “o condutor em fuga tentou diversas vezes a colisão com a viatura militar”, refere um comunicado emitido pela GNR.
Depois de terem imobilizado a viatura por embate contra um poste (em Salir do Porto) os homens abandonaram o veículo e colocaram-se em fuga apeada.
Os fugitivos acabaram por ser localizados e detidos numa zona rochosa, tendo a GNR apreendido ainda o veículo usado na fuga, identificado como tendo sido furtado, no concelho da Amadora, entre os dias 27 e 28 de março.
Da busca ao interior da viatura resultou a apreensão de “diversos artigos suspeitos de serem utilizados pelos detidos em atividades ilícitas”, nomeadamente um martelo; uma picadeira e uma chave de fendas.
A viatura e os artigos referidos foram apreendidos, por possuírem valor probatório, “havendo suspeitas de que estes indivíduos se encontram indiciados em diversos crimes, distribuídos pela zona centro do país” adianta a GNR que suspeita do envolvimento de um terceiro elemento.
Presentes ao Tribunal Judicial de Alcobaça, os dois homens saíram em liberdade com Termo de Identidade e Residência (TIR) e a obrigatoriedade de apresentações semanais na área da residência, em Fernão Ferro (Seixal).
Gerri disse:
This is a most useful cootributinn to the debate