Uma caixa Multibanco foi esta noite assaltada com recurso a explosivos, em Famalicão da Nazaré, no concelho da Nazaré, aumentando para três os assaltos com este método na região nos últimos dias.
A GNR recebeu o alerta às 3h20 e deslocou para o local dez militares e cinco viaturas que verificaram que “o Multibanco tinha sido rebentado e se encontrava a arder”, disse à Lusa fonte do Comando Geral.
A GNR confirmou que “mais uma vez houve recurso ao método de explosão” , após a qual “os assaltantes levaram a caixa do dinheiro e fugiram”.
O ATM encontrava-se situada na parede da farmácia local, cujo edifício sofreu também alguns danos.
Este é o terceiro assalto a caixas Multibanco com recurso a explosivos registado na região desde o passado dia 10.
O primeiro teve lugar na Martigança (concelho de Alcobaça) a 10 de maio. O segundo registou-se em Cela, no mesmo concelho, a 12 de maio.
Em ambos os casos o assalto coincidiria com a data de abastecimento das máquinas caso, em Martigança, o mesmo não tivesse sido excepcionalmente adiado.
A GNR confirma que “o método usado é bastante semelhante” nos três casos que estão a ser investigados pela (PJ).
O presidente da Câmara do vizinho concelho de Alcobaça, Paulo Inácio, já apelou a um reforço do número de efectivos nos quatro postos da GNR e, em declarações à Lusa, exigiu “celeridade” na construção de instalações para o Destacamento de Alcobaça da GNR” que deverá ser dotado de uma área de residência para um grupo especial de intervenção do Oeste Norte.
Um outro assalto a Multibanco com recurso a explosivos foi registado em Vialonga (Vila Franca de Xira), na madrugada de quarta-feira.