O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, anunciou esta semana novas nomeações no âmbito da Diocese. A medida irá abranger vários párocos e tem efeito no início do próximo ano pastoral.
O padre Carlos Cabecinhas, que já tomou posse como reitor do Santuário de Fátima, deixa as funções de director do Departamento Diocesano de Liturgia. O cargo passa a ser assumido pelo padre Sérgio Henriques, que se mantém como pároco de Vieira de Leiria e de Carvide mas deixa as funçõess de director do serviço de Apoio Pastoral à Mobilidade e de presidente da Amigrante.
O padre Sílvio Litvinczuk, da Ordem Basiliana de São Josafat, é, por sua vez, nomeado director do Serviço de Apoio Pastoral à Mobilidade, mantendo as funções de pároco da Comunidade Ucraniana.
O padre André Batista é nomeado Cerimoniário Diocesano, mantendo as funções de prefeito do Seminário Diocesano e director do Pré-Seminário.
O padre Alcides Neves assume a direcção Espiritual do Movimento dos Cursos de Cristandade, a par do serviço paroquial da Ortigosa.
Já o padre David Barreirinhas é nomeado pároco de Rio de Couros, de Formigais e da Ribeira do Fárrio, no concelho de Ourém, assumindo também a direcção do Apostolado da Oração.
O serviço paroquial de Azoia e Barosa passa a ser garantido pelo padre Jorge Domingues de Oliveira, missionário Comboniano do Coração de Jesus, que deixa o serviço na paróquia de Marrazes.
O padre Luís Inácio João é, por sua vez, nomeado pároco de Parceiros, e mantém os cargos de director do Departamento de Pastoral Social, de assistente da
Comissão Diocesana Justiça e Paz, e assistente da Cáritas Diocesana.
O padre José Frazão deixa a paroquialidade de Alqueidão da Serra para assumir a de Albergaria dos Doze e de São Simão de Litém.
Para Alqueidão da Serra, é nomeado o padre Manuel Pedro, que mantém as funções de conselheiro Espiritual da Sociedade de São Vicente de Paulo e de Notário-Actuário do Tribunal Eclesiástico. O pároco deixa o serviço de capelão dos Estabelecimentos Prisionais de Leiria e do Mosteiro da Visitação, na Batalha.
O padre Raul Carnide deixa a paroquialidade de Vermoil e de Meirinhas e é nomeado capelão do Mosteiro da Visitação, na Batalha. Passa ainda a colaborar pastoralmente na paróquia da Batalha.
Para a paróquia de Vermoil e de Meirinhas, é nomeado o padre Orlandino Bom, que deixa a paroquialidade de Serro Ventoso, do Arrimal e da Mendiga, bem como as funções de vigário da Vara de Porto de Mós. Mantém-se como assistente Diocesano da Juventude Operária Católica.
Para o substituir em Serro Ventoso, Arrimal e Mendiga, o Bispo nomeou o padre Leonel Baptista.
O padre Luís Ferreira e o padre Alejandro Chuquimbalqui Guélac, da Congregação dos Padres Monfortinos, são
nomeados párocos in solidum de Mira de Aire, da Serra de Santo António, de São Bento e de Alvados. O padre Luís Ferreira assume ainda a tarefa de moderador do serviço pastoral.
O padre Segunda Julieta Miguel, da Diocese do Sumbe, é nomeado Pároco de Urqueira e de Casal dos Bernardos, enquanto o padre Adelino Ferreira assume a direcção Espiritual da Casa do Clero da Diocese de Leiria-Fátima ao deixar a paroquialidade de Parceiros.
O padre Vítor Mira de Jesus é enviado para prestar serviço missionário na Diocese do Sumbe, em Angola, sendo dispensado de todos os serviçso que desempenha na Diocese. O mesmo sucede com o padre Filipe Lopes que irá frequentar um programa de formação contínua durante o próximo ano pastoral.
O padre Luís Francisco é, por sua vez, dispensado, a seu pedido, por motivos de saúde, da paroquialidade de Rio de Couros e de Formigais, enquanto os padres Ángel Antonio Alonso, da Diocese de Valladolid, e José Barbosa Granja, da Arquidiocese de Braga, terminam o seu serviço no Santuário de Fátima e regressam às suas dioceses.
O padre Manuel Peixoto, da Congregação dos Padres Monfortinos, cessa, por seu turno, funções nas paróquias de Mira de Aire, da Serra de Santo António, de São Bento e de Alvados.
Manuel dos Santos disse:
Ola bispo Leiria,
Venho por este meio manifestar o meu desagrado para com a Igreja instituição iniciada por Jesus Cristo e gerida pelo Homem, pois já se manifestaram 2 milagres em Fátima, tendo sido o primeiro o ano passado a 13Maio11 e o segundo este ano outra vez a 13Maio12.
Se para se considerar um milagre tem de provar cientificamente, então deixa de ser milagre?…
Dia feliz na esperança que este ano o vosso coração esteja mais aberto aos milagres…
Abraço
Flores disse:
Mexem nos padres de quase todas as paróquias só o dinossauro do Padre da Paróquia da Batalha é que não mexem. Já está a quase trinta á anos no mesmo sítio…