A versão cinematográfica de F.W. Murnau da obra “Faust”, de Goethe, é apresentada hoje, quinta-feira, 21 de Julho, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, em versão filme-concerto.
A acompanhar o filme será ouvida uma peça para piano, clarinete e violoncelo, composta por Arsénio Martins.
Estreado em 2008, no Congresso de Língua Alemã “Faust Contemporaneo”, da Universidade de Madrid, este projecto acompanha o filme de Murnau, famoso por apresentar algumas das melhores sequências da história do cinema mudo.
“Faust”, estreado em 1926, apresentou efeitos especiais inovadores para a época, autênticas pinturas em movimento e jogos de sombras.
O contexto é a Idade média e a história é a de Fausto, um alquimista que tenta encontrar desesperadamente o elixir da eterna juventude.
Confrontado com o fracasso sistemático, decide fazer um pacto com o demónio. Este, concede-lhe o poder curativo, mas em contrapartida, e depois de rejuvenescido, as consequências sofridas por Fausto são enormes: a rejeição dos habitantes da aldeia e a perda da sua amada, que o diabo insiste em sacrificar.
“Faust”, pelo Arsénio Martins Ensemble, é exibido hoje, a partir das 21h30. O espectáculo é para maiores de 3 anos e tem duração de 1h40. As entradas no Teatro José Lúcio da Silva custam 5 euros.
Luis Casalinho disse:
Arsénio Martins Ensemble?????? Hummm….