Por toda a região, trilhos de BTT e percursos pedestres atravessam os municípios de uma ponta a outra.
Divulgar e promover a região, incentivar a mobilidade e criar um contacto directo com a natureza são alguns dos objectivos que consegue realizar utilizando o Guia de Percursos Pedestres 2011.
São mais de 80 percursos, distribuídos por 12 categorias, e classificados pelo grau de dificuldade, distância, duração do percurso, ponto de partida e de chegada. Para auxiliar, cada mapa tem ainda a indicação rodoviária de como chegar ao ponto de partida.
Nos Percursos à beira-mar encontra trajectos que o levam à praia, a miradouros e o convidam a molhar os pés. São caminhos traçados sobretudo na linha de costa e que percorrem as praias da região, com um olhar atento sobre o Oceano Atlântico.
Por seu lado, os Percursos para toda a família convidam a um verdadeiro passeio em família. Com um grau de dificuldade fácil ou médio, atravessam zonas planas, parques de merendas, miradouros, lagoas e pinhais. Neste tipo de sugestões pode sempre parar e descansar um pouco ou organizar jogos em grupo com filhos e amigos.
Mas como em todas as actividades que realizamos no dia-a-dia, há regras, normas e indicações que devemos seguir. Apresentamos algumas informações sobre a sinalética que vai encontrar, o equipamento que deve utilizar e conselhos a seguir antes de partir para o passeio.
Escolhido o trajecto e conhecidas as indicações e precauções, o melhor mesmo é fazer-se à aventura e palmilhar os trajectos, na companhia de amigos, familiares e de uma máquina fotográfica. Bons passeios.
Cristiana disse:
Eu tb estava interessada em adquiri-lo. Onde o derevei dirigir-me?
cesario ribeiro disse:
Onde é que se pode adquirir este guia de percursos pedestres em papel? Obrigado.
Marina Guerra disse:
Basta dirigir-se às instalações do jornal, junto à estação de comboios de Leiria. Obrigada