Se se cruzar com um grupo de jovens de saco de ténis às costas pela cidade não estranhe. Até ao próximo domingo, cerca de 220 tenistas juniores de todo o mundo estão em Leiria a participar no XVII Torneio Internacional Júnior de Leiria.
A competição não é novidade mas todos os anos o ambiente que se cria em redor da modalidade cativa mais e mais atletas. “Este torneio é o ponto mais alto dos juniores em Portugal, porque é muito superior a qualquer outro torneio de um quadro principal no escalão de sub-18 ou 16”, explica
Miguel Sousa, director técnico do Clube Internacional de Ténis de Leiria (CITL), entidade responsável pela organização da prova.
A origem do clube está precisamente ligada à criação do torneio internacional. “Quisemos trazer uma prova internacional para Leiria, daí o nome do clube”, afirma, justificando que não faria sentido chamar-se “internacional” se a actividade não o justificasse. “Nas últimas 15 edições, o torneio tem um nível de grupo 4, o que é muito bom. Passam aqui jogadores que correm o mundo e isso deixa-nos babados”, diz, recordando o português
Frederico Silva, na edição do ano passado, Juan Carlos Ferrero, Vera Zvonareva e Jelena Yankovic, em edições anteriores e que entraram para o grupo dos melhores do mundo.
Leia mais na edição em papel de 5 de Agosto de 2011.
Marina Guerra (textos)
marina.guerra@regiaodeleiria.pt
Joaquim Dâmaso (fotos)
joaquim.damaso@regiaodeleiria.pt
Ass. Fazer Avançar disse:
Parabéns por mais uma excelente organização e votos de sucesso!